O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) realizou um levantamento em relação à quitação do licenciamento anual de veículos. Nesse levantamento, ficou constatado que mais de 40% dos carros com finais de placa de 1 a 5 ainda não foi licenciado em Sergipe.
Seguindo o calendário anual, de janeiro a junho, mais de 300 mil proprietários que estavam no período de efetuar a quitação ainda não pagaram o licenciamento dos seus veículos.
O Detran ressalta que essa situação se configura em infração de trânsito, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que pode gerar a remoção do veículo em caso de fiscalização.
Em caso de remoção do veículo, o proprietário deverá arcar com o pagamento de outras taxas, a exemplo de guincho, diária de pátio e com a multa por conduzir veículo com licenciamento vencido. Além disso, o proprietário deverá arcar com os juros após o vencimento do tributo.
O pagamento do licenciamento anual de veículos pode ser realizado nos canais de atendimento do Detran/SE, pelo aplicativo Detran-SE Digital ou nos caixas eletrônicos do Banese.
Em Sergipe, o licenciamento pode ser pago de três formas:
- com 10% de desconto no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que foi disponibilizado no estado até o dia 15 de fevereiro;
- por parcelamento em até três vezes, seguindo condições do final de placa;
- por cota única no mês correspondente à placa.
Para isso, é importante consultar a tabela de licenciamento disponível no site www.detran.se.gov.br.
Com informações da ASN