A equipe de investigações da 9ª Delegacia Metropolitana da Polícia Civil apreendeu nesta terça-feira, 31, três adolescentes acusados de matar para roubar o comerciante Paulo César dos Santos e de ferir o sócio da empresa o senhor Edjorge dos Santos. O latrocínio foi praticado no dia 20 de janeiro deste ano no Ferro Velho Duda Metais, de propriedade das vítimas.
De acordo com o delegado Alessandro Vieira, após um trabalho de investigação – que contou com o apoio do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), da Divisão de Inteligência da Polícia Civil (Dipol) e denúncias de populares -, foram apreendidos três adolescentes que confessaram o crime. “A vítima reconheceu os acusados e durante as diligências apreendemos um quarto adolescente responsável por esconder a arma utilizada no crime”, explicou Vieira.
Em depoimento, o adolescente de 17 anos, que efetuou os disparos, alegou ter temido uma possível reação da vítima e por isso preferiu atirar. O jovem não demonstrou sinal de arrependimento ou remorso. Todos estão à disposição da Justiça.
Operação Pente Fino
Policiais da 9ª DM com apoio de policiais do 1º Batalhão da Polícia Militar deflagraram no bairro Santa Maria no final do mês de janeiro e início de fevereiro a operação “Pente Fino”. O enfrentamento ao crime resultou em diversas prisões nos últimos dias. A operação foi coordenada pelo delegado Alessandro Vieira e teve como base os levantamentos estatísticos que apontavam um crescimento da criminalidade durante os primeiros meses do ano na região.
No dia 26 de janeiro foi preso, em cumprimento de mandado de prisão, Galtihere Menezes de Jesus, 23 anos. Ele já respondeu por diversos procedimentos enquanto menor e também responde a três processos criminais por roubo e furto. Já no dia 27 de janeiro foi recapturado por policiais civis Adriano dos Santos Silva, 23 anos, foragido do Presídio de Areia Branca, flagrado com uma arma de fogo calibre 20 e 18 munições.
Também no dia 27 de janeiro foi preso em flagrante Kleiton Santos, vulgo ‘Kekeu’, 20 anos, acusado de tráfico de drogas. Ele foi encontrado com dinheiro, balança de precisão e uma quantidade de maconha. No dia 30, foi preso em flagrante Rivaldo Bispo dos Santos, vulgo Ninho, acusado de tráfico de drogas e de posse ilegal de arma de fogo. O acusado foi preso na Invasão do Santa Maria com aproximadamente um quilo de maconha prensada e uma arma de fogo calibre 38.
No último dia do mês de janeiro foi preso em flagrante por policiais civis, Cleomax dos Santos, vulgo ‘Leo’, acusado de tráfico de drogas. Léo foi preso com cerca de 150 gramas de cocaína e diversos objetos sem origem definida, no Loteamento Marivan. E no dia 1º de fevereiro foi preso em flagrante Gilton Santos Filho, vulgo ‘Giltinho’, 22 anos. Ele é acusado de de porte ilegal de arma de fogo e foi reconhecido como autor de diversos roubos a transeuntes no bairro Santa Maria.
SSP/SE