Com investimentos feitos para garantir mais segurança no abastecimento de água, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) assegurou o fornecimento durante todo o Carnaval. Mesmo em localidades como as praias da Caueira e de Pirambu, onde a festa carnavalesca atrai milhares de pessoas, elevando a demanda de água, os turistas e moradores puderam curtir a folia do feriado prolongado sem se preocupar com o desabastecimento.
A praia da Caueira contava com uma fonte subterrânea com produção hídrica de 35 metros cúbicos de água por dia, o suficiente para atender a comunidade. Mas por se tratar de uma região turística, o aumento do consumo de água é constante nos finais de semana e feriados. De maneira emergencial, a Deso instalou desde dezembro de 2013 outro poço na região com 220 m de profundidade, expandindo a oferta de água de 35 m³/h para 70 m³/h. Esta nova fonte de suprimento de água garantiu a segurança no abastecimento durante o período festivo.
“Não tive problemas com a falta de água durante o Carnaval. Meus clientes não tiveram do que reclamar quanto ao abastecimento de água, foi realmente satisfatório”, comentou o proprietário de uma pousada local, Djair Borba Pereira Silva. O morador João Evangelista Carvalho Andrade, também ficou satisfeito.“A Deso está de parabéns por manter o serviço regular. Esse foi o nosso melhor Carnaval”, destacou.
Além destes investimentos, a praia da Caueira receberá obras de recuperação da Estação de Tratamento de Água (ETA), reforma do leito filtrante, e instalação de duas descargas de rede. Assim, a cidade terá uma ETA mais eficiente para atender a demanda crescente pela oferta de água potável. Outras regiões próximas como as praias do Saco e Abaís também tiveram o abastecimento mantido com êxito durante o Carnaval.
Já no litoral Norte, em Pirambu, os investimentos feitos no abastecimento de água também apresentaram resultados. A Deso instalou um novo filtro e conjuntos de bombas com maior capacidade de vazão em um dos poços que integra o sistema, beneficiando mais de 2 mil ligações ativas. A partir deste serviço a vazão aumentou de 42 m³/h para 120 m³/h, assim foi garantido a população maior qualidade na distribuição de água durante o período carnavalesco.
Economia
Mesmo com uma infraestrutura hídrica cada vez mais expandida, a Deso recomenda o uso consciente da água, que é um bem escasso e deve ser preservado. Por isso, tem sido foco da empresa tornar constante o trabalho de redução de perdas. A iniciativa é colocada em prática por meio das ações de retirada de vazamentos e ligações clandestinas. Para o diretor-presidente da Companhia, Antônio Sérgio Ferrari Vargas, o combate ao desperdício é fundamental e depende do compromisso mútuo da Deso e da população.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Da Ascom/Deso