O desempenho do estudante do Colégio Estadual Murilo Braga, em Itabaiana (SE), José Victor Menezes Teles, que com apenas 14 anos entrou para a faculdade de medicina na Universidade Federal de Sergipe (UFS), foi destaque no portal de notícias UOL. A notícia destaca os 751,16 pontos obtidos por ele no Enem – o Exame Nacional do Ensino Médio – sendo 960 na redação, que o credenciaram para a vaga.
A reportagem do UOL destaca que o garoto dedicava 5 horas de estudos por dia, fora o tempo da escola. “Para treinar, usou a estratégia recomendada por dez entre dez professores: fazer provas anteriores. Se ele percebia dificuldades, como foi o caso de assuntos de química e física, buscava reforço”. “Durante as férias fiz cursinho aqui em Itabaiana e Aracaju”, contou José Victor ao repórter. O jornalista Paulo Rolemberg também o questionou se ele “não é muito novo” para a faculdade? “Não se mede a capacidade pela idade. Estou sim preparado para cursar medicina. Era meu sonho e estou perto”, respondeu convicto o adolescente.
Após a aprovação, o desafio dele passou a ser outro: conseguir autorização para ingressar na universidade, já que mesmo com a alta pontuação no Enem, Victor ainda não havia concluído o ensino médio exigido pela UFS no ato da matrícula. Na tarde desta quarta-feira, 28, o estudante, junto com seus pais, apresentou à superintendente executiva da Seed, Marieta Oliveira, a liminar favorável, concedida pelo Juiz Alberto Correia Leite, para que a Secretaria realizasse a prova de proficiência. A prova foi realizada com sucesso pelo estudante e a Secretaria de Educação já entregou o certificado de conclusão de ensino médio a José Victor, o que garante o seu acesso à UFS.
Levando-se em conta que cerca de meio milhão de candidatos do Enem zeraram a redação, o feito do jovem itabaianense é mesmo digno de manchete. E, além do portal da internet, o estudante também foi procurado nesta quarta-feira pela produção de jornalismo do canal de televisão SBT, que pretende veicular a conquista do adolescente no programa Domingo Legal.
Os sergipanos compartilham o orgulho dos pais do garoto e, por esta razão, o governador do Estado, Jackson Barreto, fez questão de parabenizar pessoalmente José Victor e outros estudantes sergipanos que se destacaram no Enem e os recebeu na em seu gabinete no último dia 21. A visita contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho.
“Fico muito feliz pelo exemplo que a escola pública dá, com o nosso aluno da rede estadual e com todos estes jovens que nos orgulham muito pelo exemplo de dedicação. Quis conhecê-los pessoalmente porque Educação é uma das áreas que estabelecemos como prioridade do nosso governo. Nesse país tão grande e pujante, a Educação é fundamental e estes jovens são um exemplo para outros estudantes acreditarem na escola pública e no seu potencial”, afirmou Jackson Barreto durante o encontro.
Dedicação
Cursando a 1ª série do ensino médio, José Victor, que é filho de professores também da rede pública, sempre foi dedicado aos estudos e desde muito cedo tinha como meta ingressar no curso de medicina. “Essa pontuação foi o resultado de muito estudo e dedicação. Sempre gostei de ler, de estudar, com o propósito de um dia me tornar um médico. Meus pais sempre me estimularam e acreditaram no meu potencial e no potencial da escola pública. Sou aluno do Colégio Estadual Murilo Braga e posso afirmar que na minha escola tem excelentes profissionais que com muita dedicação e competência contribuíram para eu alcançar essa excelente pontuação nas provas do Enem”, relatou o aluno.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Secretaria de Estado da Comunicação Social
Governo de Sergipe