Devido o seu extenso trabalho em prol da magistratura sergipana, sempre dedicado as causas sociais e referência para os demais juristas, o desembargador Netônio Bezerra Machado será homenageado com a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar na próxima segunda-feira, 9, às 17h, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe. A autoria da homenagem foi da deputada estadual Ana Lúcia (PT).
O desembargador natural de Alagoas, que chegou em Sergipe, no município de Itabaiana em 1967 para advogar, adotou Sergipe como seu estado de coração, onde constituiu sua família e construiu uma trajetória para poucos.
Antes de assumir como Desembargador em Aracaju substituiu por mais de 500 dias, Desembargadores no Tribunal Pleno. Sua nomeação como desembargador aconteceu no dia 12 de março de 2008, ocupando a vaga deixada pelo Desembargador Gilson Gois. Como desembargador, atuou na Câmara Criminal e na 1ª Câmara Cível. Além disso, foi Corregedor-Geral da Justiça no biênio 2011-2013.
“Ser operador do direito na área da magistratura supõe alguns sacrifícios, se privar de uma série de coisas, mas sempre vi de forma natural, porque sempre fui reservado, “a escolha trouxe satisfações imensas, julgamentos que me exigiram um aprofundamento maior do direito, como nas oportunidades que tive de aprender com os meus pares lá do Tribunal de Justiça, a experiência deixou um saldo positivo de conhecimento e das relações humanas.”, declarou.
Entre seus colegas de profissão e amigos pessoais, drº Netônio é conhecido pela cordialidade, e profundo conhecimento do direito, além do equilíbrio nas decisões.
“Drº Netônio tem uma compreensão ampla do direito das minorias, ele se preocupa muito com todos os âmbitos do direito, ele procura trazer para a sua prática jurídica essa compreensão para tentar dentro do seu conhecimento sociológico igualar os desiguais. Todas as decisões do drº Netônio sempre foram pautadas nesse firme direito e respeito a dignidade da pessoa humana”, declarou o desembargado José dos Anjos.
Biografia do Desembargador
Nasceu em Pão de Açúcar (AL). Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Alagoas, em 1966, e no final da década de 70 passou a morar em Aracaju (SE). Especialista em Direito Processual Civil, ele atuou como Juiz Corregedor de 1999 a 2001. Foi também Juiz Titular da 7ª Vara Cível por muitos anos e Presidente do Conselho de Coordenação dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Estado de Sergipe.
Fonte: Alese