por Cícero Mendes
Durante a XVI Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, muitos parlamentares se mostraram solidários as pautas reivindicadas pelos prefeitos. Um deles foi o deputado federal Fábio Reis (PMDB-SE). O deputado conhece bem as dificuldades de se administrar um município, pois o pai e o avô dele já ocuparam o cargo.
“Conheço de perto cada um dos problemas, pois vivo isso na minha família. Como deputado federal, quero o melhor para todos os municípios, para cada sergipano e para todos os brasileiros”, afirmou, durante uma reunião que Fábio Reis participou com os prefeitos do Estado de Sergipe.
O deputado fez parte da bancada que recebeu os gestores, e garantiu que apoia as demandas trazidas. A pauta prioritária da Marcha inclui a reposição dos impostos, o reajuste dos programas federais e o aumento de 2% no fundo de participação dos municípios. Fábio Reis se colocou a disposição dos prefeitos e ressaltou que o gabinete dele em Brasília é o gabinete de cada um dos gestores.
Apesar de ser totalmente favorável a luta dos municípios, ele destaca três principais bandeiras: um novo pacto federativo, que fará com que governos municipais e estaduais possam aumentar investimentos em políticas públicas; a aplicação de 10% das receitas brutas da União na saúde; e o orçamento impositivo, que obriga o Executivo a liberar recursos de emendas parlamentares ao orçamento.
ELEIÇÕES LIMPAS
O projeto de iniciativa popular Eleições Limpas, elaborado pelo Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE) – o mesmo que idealizou a Lei da Ficha Limpa – recolheu mais de 53 mil assinaturas até o último dia 5. O cálculo considera apenas as assinaturas virtuais, sem levar em conta as que foram recolhidas em papel. Para que a proposta seja oficialmente apresentada ao Congresso Nacional e comece a tramitar é preciso do apoio de 1% do eleitorado, ou 1,6 milhão de pessoas. O projeto propõe acabar com o financiamento feito por empresas privadas e coloca um limite de R$ 700 para doações de pessoas físicas aos candidatos.
NOTA DE PESAR
O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) emitiu nota de pesar pela morte do empresário e ex-prefeito de Campo do Brito, Manoel Souza, conhecido popularmente como “Maim”, ocorrida na manhã dessa quinta-feira (11). Manoel Souza foi uma das grandes expressões humanas do mundo empresarial e da política sergipana. Contribuiu para o desenvolvimento social da Região Agreste de Sergipe, com sua força de trabalho pujante e reconhecida por todos. O município de Campo do Brito foi sua preocupação constante a quem teve total dedicação em sua existência. Lembro, ainda, a figura humana, o cidadão inteligente e afetuoso, um homem por quem eu tinha uma grande estima e amizade. Aos familiares, amigos e admiradores, deixo as minhas condolências e homenagens a este grande sergipano.