A repercussão negativa da aprovação da PEC da Blindagem pela Câmara dos Deputados fez um parlamentar sergipano manifestar arrependimento e até pedir desculpas ao eleitor em postagem nas redes sociais.
Foi o deputado federal Thiago de Joaldo (PP), que usou as redes sociais, nesta sexta-feira (19), para se desculpar por ter votado favoravelmente à PEC da Blindagem, aprovada na noite de terça-feira (16/9). O texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) pretende blindar parlamentares de processos criminais.
“Errei ao votar favoravelmente à PEC da Blindagem. Vergonha é insistir no erro; coragem é assumi-lo de frente e lutar para consertar”, disse.

O deputado federal Thiago de Joaldo , que usou as redes sociais, nesta sexta-feira (19), para se desculpar por ter votado favoravelmente – Foto: arquivo/Camâra
O parlamentar justificou o apoio à proposta por entender que há, no Brasil, o chamado “crime de opinião”, quando parlamentares são intimidados por suas falas e processados.
Ainda de acordo com ele, a Câmara errou e o remédio pode ter saído “mais amargo do que a enfermidade que queria tratar”.
No primeiro turno, o texto foi aprovado por 353 votos a favor e 134 contra; no segundo, por 344 votos a favor e 133 contra.
Agora, os deputados federais analisam os destaques — ajustes propostos ao texto-base. Após essa etapa, a matéria deve seguir para o Senado.
Entre os oito deputados sergipanos, três votaram a favor da PEC: Rodrigo Valadares (União-SE), Thiago de Joaldo (PP-SE) e Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE). Outros três votaram contra: Fábio Reis (PSD-SE), João Daniel (PT-SE) e Delegada Katarina (PSD-SE).
Segundo informações obtidas pela reportagem do portal SE Notícias, a deputada Yandra Moura não foi a Brasília nesta semana por recomendação médica. Já Ícaro de Valmir estava internado no Hospital Primavera, em Aracaju.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Redação SE Notícias