Durante sessão plenária no último dia 13 de março, o presidente da Câmara Municipal de Rosário do Catete, Delson Leão (PSB), usou a tribuna para questionar dois dos problemas mais prejudiciais à sociedade rosarense. O parlamentar citou que na manhã do mesmo dia, recebeu uma ligação de um professor, solicitando sua presença na manifestação pacífica que os profissionais da área estavam realizando em frente à sede da prefeitura.
“Os professores da rede municipal fizeram um protesto hoje cedo para reivindicar o pagamento do piso salarial por parte do município. Jamais deixaremos de ser pelos professores de Rosário, e espero que o prefeito resolva logo essa situação. O magistério quer que o salário seja reajustado este mês. O município de Siriri não arrecada tanto quanto Rosário, mas já está pagando o piso salarial”, comparou Delson. A vereadora Maura Cecília (PDT) frisou que deve ser analisado por que é dito que não há condições de pagar o piso salarial.
Vale
Delson Leão também usou seu espaço na tribuna do Legislativo para relatar que na semana passada, técnicos da Vale e da Universidade Federal de Sergipe estiveram em Capela para iniciar as discussões do que pode ser uma parceria entre a UFS e a empresa de mineração, voltada à construção do Campus de Engenharia no município. Delson Leão usou como exemplo a iniciativa do prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita Santos, para questionar a ausência de atitude por parte da administração de Rosário do Catete.
“A parceria que a Prefeitura de Capela está buscando em benefício da cidade já deveria ter feito parte das iniciativas aqui em Rosário. Há ainda a questão do projeto Carnalita da Vale. Hoje, todo mundo sabe que esse projeto está sendo desviado para a cidade de Japaratuba. Entrei em contato com a Vale para pedir esclarecimentos e tentar entender o que aconteceu para o projeto não beneficiar Rosário do Catete. Tentamos há meses e ontem, finalmente, conseguimos marcar uma audiência com a mineradora para o próximo dia 23 de março, às 14h, aqui na Câmara”, afirmou Delson.
Foi discutido durante a sessão plenária que a Vale está em Rosário do Catete há anos e, no entanto, a administração não aproveitou a arrecadação para investir no desenvolvimento do município. As verbas são aplicadas em festas, mas não fazem parte de um projeto concreto que vise ao crescimento em infraestrutura e outros pontos importantes. “Nossa tristeza é ver que nossa prefeitura não entrou para a luta de tentar trazer o projeto da Carnalita para Rosário”, lamentou o presidente da Câmara.