A deputada federal Delegada Katarina (PSD-SE) foi eleita, neste sábado (1º de fevereiro de 2025), para o cargo de terceira secretaria da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. A parlamentar foi indicada pelo PSD para ocupar a vaga do partido na nova composição da Mesa e teve seu nome oficializado após a reunião de líderes.
Delegada Katarina está em seu primeiro mandato como deputada federal e, antes disso, ocupou o cargo de vice-prefeita de Aracaju entre 2020 e 2022. Com uma longa trajetória na área de segurança pública, foi chefe da Polícia Civil de Sergipe, consolidando-se como uma figura atuante no combate à criminalidade e na defesa dos direitos das mulheres.
Na Câmara dos Deputados, destacou-se como relatora de importantes projetos de lei, incluindo a ampliação da pena para feminicídio para 40 anos (Lei 14.994/24) e a exigência de plano de metas para redução da violência contra a mulher como condição para repasse de verbas federais, além da criação da rede de enfrentamento à violência contra a mulher (Lei 14.899/24).
Outras contribuições relevantes incluem a atualização das regras sobre o cadastro de pessoas desaparecidas para garantir maior integração das políticas (Lei 14.548/23) e o reconhecimento do forró como manifestação da cultura popular (Lei 14.720/23).
Entre 2023 e 2024, Delegada Katarina ocupou o cargo de vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara. Atualmente, é membro titular das comissões de Constituição e Justiça, de Segurança Pública e de Defesa dos Direitos da Mulher. Sua atuação legislativa é expressiva, com a autoria de 363 propostas e relatoria de 60 proposições.
A eleição da nova Mesa Diretora da Câmara ocorreu às 16h deste sábado e define a condução dos trabalhos legislativos pelos próximos dois anos. Com sua eleição para a terceira secretaria, Delegada Katarina reforça sua posição como uma das principais lideranças femininas na Casa.
3º secretário
Este secretário é responsável pela análise de pedidos de licença, justificativas de falta dos parlamentares e a autorização prévia de reembolso de passagens aéreas internacionais.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Redação, com informações do Poder360