Tecnologia, modernidade, futuro da indústria e mão de obra qualificada. Tudo isso faz parte da Olimpíada do Conhecimento 2014. As competições iniciaram nesta quarta-feira (03), no Centro de Convenções Expominas em Belo Horizonte e reúne mais de 800 competidores do Brasil, além de outros países como Dinamarca e Estados Unidos, divididos em 58 ocupações profissionais num espaço de 105 mil m². São esperados mais de 300 mil visitantes.
Sergipe está sendo representado através da delegação composta por 10 competidores, sendo nove do SENAI e um do SENAC. As ocupações disputadas pela delegação sergipana são: Ti – soluções em software; Construção em alvenaria; Webdesign; Pintura automotiva; Mecânica de manutenção automotiva; Segurança do trabalho; Eletrônica industrial; Eletricidade industrial; Eletricidade predial; e Serviço de Restaurante.
Já no primeiro dia de competição, o competidor da ocupação – Construção em Alvenaria – de Sergipe, Samuel, já está sendo considerado destaque pelos seus oponentes. A prova teve início às 10h e antes das 14h o competidor já estava com mais da metade da prova realizada. A prova consiste em executar um projeto de construção em alvenaria. Durante a execução da prova é exigido conhecimentos sobre o uso correto de pilares, vigas de sustentação, moldes, tempo adequado de utilização da argamassa, alinhamento, criatividade, técnicas e aptidão para saber criar e solucionar problemas e a economia de materiais.
Além das competições, temas nas áreas de pesquisa, serviços tecnológicos e inovação estão sendo abordados em seminários, debates e outros eventos que acontecem paralelamente à OC. O evento conta ainda com o Festival Internacional de Robótica FLL que reúne jovens de 9 a 15 anos de escolas do SESI, públicas e privadas do Brasil, além de equipes internacionais dos cinco continentes.
A Olimpíada
Considerada a maior competição de educação profissional das Américas, o torneio, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) a cada dois anos, reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do SENAI e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), além de Institutos Federais. Os jovens estão sendo desafiados a executar tarefas do dia a dia das empresas, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Vencem aqueles que alcançarem as melhores notas nos quatro dias de prova.
Para participar da disputa, os estudantes, com menos de 21 anos de idade, devem ter, no mínimo, 400 horas em cursos de aprendizagem ou qualificação industrial, ou ainda formação técnica de nível médio na área. A Olimpíada do Conhecimento tem início nas escolas, quando professores identificam alunos de destaque e os convidam para treinar para os torneios locais. A etapa estadual é a fase classificatória para a nacional. Nesse processo, os competidores chegam a se dedicar oito horas diárias durante meses para alcançarem os melhores resultados. O mais bem colocado em cada uma das modalidades da fase nacional deste ano concorre a uma vaga para a competição mundial, a WorldSkills Competition, que, em 2015, será realizada em São Paulo.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Unidade de Comunicação do Sistema FIES – Unicom/FIES