Nos próximos dias 3 e 9 de abril, respectivamente, a Defesa Civil Municipal promoverá uma grande reunião com os diversos órgãos envolvidos com as questões ligadas à prevenção, resolução e proteção dos cidadãos aracajuanos que, porventura, venham a se encontrar em situação de risco em virtude das fortes chuvas esperadas, entre os meses de abril a agosto.
O objetivo do encontro é prever e gerar capacidade de ação, através do trabalho proativo da Defesa Civil Municipal, que passa a alinhar as condutas entre os órgãos envolvidos, a fim de garantir um melhor gerenciamento dos trabalhos, criando estratégias eficazes, a fim de gerar resposta rápida do poder público.
O encontro partiu do poder municipal, numa iniciativa do coordenador geral da Defesa Civil, coronel Reginaldo Moura, e objetiva conhecer de perto os trabalhos que estão acontecendo em cada ente público ou privado, visando conhecer as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas para o período chuvoso. Para tanto, faz-se necessário a interlocução entre todos os organismos envolvidos, garantindo assim, a construção de modelos de ação eficazes, caso as chuvas venham causar danos em Aracaju.
A reunião contemplará, ainda no primeiro momento, a esfera municipal, através da participação de todas as Secretarias Municipais, numa clara demonstração do compromisso da Prefeitura Municipal de Aracaju de envolver todos os seus órgãos para uma grande mobilização de esforços, em favor da prevenção de sinistros e situações de risco nos período chuvoso.
Todos os órgãos da esfera estadual que estão vinculados à questão de proteção aos riscos das chuvas, também serão convidados para discutir formas de atuação, para uma troca de conhecimento e informações; além da presença do Governo Federal e empresas da iniciativa privada que atuam na segurança, resolução e prevenção das situações ocasionadas pelas chuvas, tais como Polícia Militar, SAMU, Petrobras, Corpo de Bombeiros, Energisa, Deso, entre outros.
“Engajar todos os órgãos vinculados de forma direta e indireta, bem como conhecer de perto os trabalhos que estão sendo desenvolvidos por cada órgão, é o caminho para uma resposta eficaz à população em caso de temporais, alagamentos, desabamentos e outras situações que gerem risco à população”, afirmou Moura. Para garantir resultados profícuos, o encontro se dará em duas etapas.
O encontro
No primeiro momento, dia 3, o encontro será entre Defesa Civil e poder público municipal, a partir das 10 horas da manhã, no Auditório da SEMDEC – antiga Escola Parque.
Já o encontro do dia 9, será para o intercâmbio de informações entre Defesa Civil Municipal e Estadual, além de órgãos estaduais, iniciativa privada, Governo Federal, Corpo de Bombeiros, Deso, SAMU, Polícia Militar, Petrobras, dentre outros, numa iniciativa que tem o condão de se pensar em conjunto, o plano de contingência para o período chuvoso.
Por Assessoria