O Clube do Feijão Amigo tem a finalidade de reunir pessoas da cadeia produtiva do turismo para manter o relacionamento entre eles e encontrar soluções que ajudem no desenvolvimento sustentável da atividade turística
O Clube do Feijão Amigo tem a finalidade de reunir pessoas da cadeia produtiva do turismo para manter o relacionamento entre eles e encontrar soluções que ajudem no desenvolvimento sustentável da atividade turística e, finalmente, para se confraternizar em torno do feijão, prato tradicional da culinária.
O Clube foi idealizado por dois empresários do setor turístico, Michel Tuma Ness e Adel Auada, em São Paulo, em fevereiro de 1980. O Clube não possui estatuto, não tem sede própria e os associados não pagam mensalidade. Atualmente, mais de 100 mil “feijoeiros” participam do Clube no Brasil e exterior.
“É uma imensa alegria para a capital Aracaju e para o Estado de Sergipe receber estes profissionais que fazem um trabalho excepcional para a consolidação do turismo brasileiro. Nós, sergipanos, ficamos felizes em receber na nossa capital essa que é uma confraria da paz, da alegria e da amizade que é o Clube do Feijão Amigo”, disse o governador Marcelo Déda ao saudar o presidente do Clube do Feijão Amigo e da Federação Nacional do Turismo, Michel Tuma Ness, e os demais integrantes da confraria.
Segundo o governador, é motivo de grande satisfação receber os visitantes em um momento especial para o turismo sergipano que é a realização do Pré-Caju. “Vocês poderão constatar a dimensão da maior prévia carnavalesca do Brasil, onde 400 mil pessoas se divertem nos blocos ou na ‘pipoca’ de maneira pacífica, com alegria e felicidade”, contextualizou Déda.
Homenagem
Ao receber o troféu Fenactur, por reconhecimento à sua atuação enquanto parlamentar federal, prefeito e governador em prol do desenvolvimento do turismo, Marcelo Déda destacou a importância da implementação de uma política de turismo que é executada como uma política de governo.
“Estamos buscando implementar ações que consolidem Sergipe como um dos grandes referenciais do turismo no Nordeste, fortalecendo a infraestrutura turística para receber cada vez melhor os nossos visitantes”, sentenciou Déda.
Ele citou realizações como a construção da ponte Gilberto Amado, a atuação que garantiu a reforma do aeroporto da capital, a implementação de novos voos para Sergipe, além da realização de eventos como o Verão Sergipe, dentre outras diversas conquistas que modificaram por completo as perspectivas de crescimento do turismo em Sergipe.
“Queremos que o trade de todo o país tenha a oportunidade de conhecer melhor o nosso estado, se informar a respeito dos investimentos do Governo do Estado, da Prefeitura de Aracaju, especialmente na infraestrutura turística, buscando dar sustentabilidade às ações do turismo em Sergipe”, ressaltou o governador.
Reconhecimento
Já Michel Tuma Ness, fez questão de destacar a boa impressão que teve ao chegar à capital sergipana pela estrutura urbana e limpeza da cidade. “Estive aqui há alguns anos e é absolutamente impressionante a evolução por que passa Aracaju. Eu visito todos os estados do Brasil, e há locais considerados como atrações turísticas que são uma vergonha do ponto de vista estrutural. Farei questão de divulgar o que vi aqui, como o Pré-Caju e outras atrações, pois represento 25 sindicatos do setor e 20 mil agências de viagens de todo o país”, registrou o presidente do Clube do Feijão Amigo e da Fenactur.
Além do governador Marcelo Déda, foram homenageados o prefeito Edvaldo Nogueira, que foi representado pelo vice-prefeito Silvio Santos, o senador Lauro Menezes, o deputado federal Valadares Filho, o secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha Filho; o presidente da Empresa Sergipana do Turismo (Emsetur), Paulo Henrique Sobral, e o presidente da Fundação Municipal de Turismo e Cultura de Aracaju (Funcaju), Valdoílson Leite.