Ao cumprimentá-la, o governador lembrou que a executiva sempre manteve as portas abertas de seu gabinete aos interesses de Sergipe
Ao lado de sete governadores, ministros de Estado, senadores, deputados federais e da presidenta Dilma Rousseff, Marcelo Déda participou nesta segunda, 13, no Rio de Janeiro, da posse de Graça Foster como presidenta da Petrobras. Substituindo José Sérgio Gabrielli, Foster torna-se a primeira mulher a ocupar a presidência de uma grande companhia de petróleo no mundo.
“Trata-se de uma das mais competentes executivas deste país”, elogiou o governador. O mandatário sergipano informou que pretende manter com Graça Foster as conversas que tinha quando ela estava à frente da BR Distribuidora e da Diretoria de Gás da estatal. “Ela foi fundamental para a deflagração do processo de ampliação da Fafen-SE [Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe]”, revelou.
Fafen-SE
Sempre disponível, “manteve as portas de seu gabinete abertas para oferecer informações necessárias a Sergipe, abrindo o cronograma e mantendo o Estado atualizado sobre as iniciativas a respeito de empreendimentos ligados ao Estado. Foi o caso da instalação de planta industrial da Fafen para a produção de sulfato de amônia”, lembrou Déda.
Também no Projeto Carnalita (produção de potássio), ela foi decisiva. Logo na fase preliminar, Foster assegurou o fornecimento de 700 mil metros cúbicos de gás natural [uma das matrizes de energia do projeto] “de maneira firme”. Depois, diante de nova demanda da Vale, ela assegurou a entrega de um milhão de metros cúbicos de gás natural.
“Ela foi receptiva ao projeto e agilizou todas as etapas”, narrou o governador, lembrando que a hoje presidenta da estatal petrolífera começou na companhia como estagiária. “Ela dedicou toda a sua vida à empresa”, disse.
A nova presidenta da Petrobras avisou o governador que pretende participar da assinatura do contrato de arrendamento da lavra de carnalita (de onde se extrai o potássio, elemento indispensável na composição de fertilizantes) à Vale. A cerimônia acontecerá em Sergipe e deverá ter, ainda, a presença da presidenta Dilma Rousseff e do presidente da Vale, Murilo Ferreira.
Gabrielli
Déda fez questão, também, de parabenizar o ex-presidente da companhia, José Sérgio Gabrielli, por sua gestão à frente da empresa, e agradecê-lo pelas parcerias que celebrou junto ao Governo de Sergipe.
Pedro Lopes, representante de Sergipe em Brasília, assessorou o governador durante a cerimônia de posse.
Secretaria de Estado da Comunicação Social / Governo de Sergipe