O Água para Todos, projeto piloto do Ministério da Integração Nacional, foi o tema de encontro entre o governador Marcelo Déda e o ministro Fernando Bezerra. Na tarde desta quarta, 9, durante quase duas horas, os dois definiram os últimos ajustes para que o sertanejo sergipano possa receber água tratada e de qualidade durante o ano todo.
Na síntese de Déda, o objetivo é levar água tratada e de qualidade onde ela não chega, por se encontrar em locais muito distantes e por não haver outra forma de abastecimento. Trata-se da segunda reunião entre ambos para detalhar o projeto que será implantado de forma pioneira em Sergipe.
Direito à água
De acordo com o secretário estadual do Planejamento, Oliveira Júnior, o projeto prevê o “fornecimento de água num modelo que amplia a disponibilidade, melhora a qualidade e pretende assegurar o fornecimento mesmo fora das situações de emergência”. Ou seja, “garantir o acesso à água como direito permanente”.
Ainda de acordo com Oliveira Júnior, o projeto será inicialmente patrocinado pelo Governo Federal. Aos poucos, no entanto, ele será assumido pelo Governo do Estado. O objetivo, com a iniciativa, é universalizar o acesso à água tratada e de qualidade em Sergipe. O projeto deverá servir de modelo para outras regiões do país.
Déda foi assessorado pelo secretário de Planejamento, Oliveira Júnior, pelo secretário de Agricultura, José Macedo Sobral, pela secretária de Desenvolvimento Urbano, Lúcia Falcón, pelo secretário de Infraestrutura, Valmor Bezerra, pelo coordenador da Defesa Civil, coronel Erivaldo Mendes, e pelo representante de Sergipe em Brasília, Pedro Lopes.
Secretaria de Comunicação/Governo de Sergipe