A prefeitura municipal de Canindé de São Francisco (SE), ajuizou Ação na justiça pedindo a ilegalidade da greve dos professores, e o pedido foi deferido.
Com a decisão judicial, os profissionais da Educação do município estarão retornando na segunda-feira (28) suas atividades profissionais, interrompendo o movimento paredista que teve início no dia 23 de abril, reivindicando o piso nacional da categoria com valores retroativos a janeiro deste ano.
A proposta apresentada pela Prefeitura foi o pagamento de 22% para todos os profissionais do magistério a partir de maio deste ano, e do retroativo (de janeiro a abril de 2012) para todos os profissionais do magistério que recebem salário base inferior a R$ 1.451,00, proposta não aceita pelo Sindicato da categoria, que reivindica o piso nacional e o pagamento do retroativo para todos os níveis.
O sindicato informa que os professores vão retornar na segunda, mas que continuarão o movimento reivindicatório pelo pagamento do retroativo e por melhores condições de trabalho.
A não obediência à decisão judicial incide multa diária no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), deferida pelo Desembargador Edson Ulisses de Melo.