O ato acontece na próxima quarta-feira, 23, às 10h, no Juizado Especial Criminal de Aracaju.
Em defesa da liberdade de expressão, a Central Única dos Trabalhadores em Sergipe, e demais movimentos sociais, vão a público manifestar a sua solidariedade ao Jornalista e militante do direito humano à comunicação, Cristian Góes, pelos processos judiciais, criminal e cível, impetrado pelo Desembargador Edson Ulisses, tendo como argumento a publicação do texto ficcional, publicado no portal Infonet, intitulado: “Eu, o coronel em mim”.
O ato acontece na próxima quarta-feira, 23, às 10h, no Juizado Especial Criminal de Aracaju, av. Paulo Henrique Machado Pimentel, 170, DIA. Local da audiência onde o jornalista prestará depoimento.
“O texto, escrito com uma linguagem crônica, não se refere a nomes ou datas, portanto, não há qualquer linha que se possa aferir a honra ou dignidade de qualquer pessoa. Entendemos que a ação não atinge somente o jornalista, mas todos que defendem o direito à comunicação. Por isso, estamos convocando toda a sociedade e movimentos sociais para que manifeste sua solidariedade”, explica Rubens Marque, presidente da CUT/SE.
Para o vice-presidente da CUT/SE, Roberto Silva, a judicialização em relação ao texto escrito por Cristian Góes, feita pelo Desembargado Edson Ulisses, mostra claramente, o desrespeito contra um dos direitos constitucionais mais caros para aqueles que lutam pela democracia, pela construção da cidadania.
“Ferir o livre direito de se expressar é restringir o papel do cidadão, algo que segmentos da sociedade, desde o iluminismo na França até a publicação do Ato Institucional 5, vivenciado nos anos de chumbo da ditadura militar no Brasil, lutaram de forma veemente, contrários a qualquer tipo de cerceamento da livre manifestação de pensamentos, ideias e opiniões”, defende.
A liberdade de expressão é um direito garantido na Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seu 19º artigo – “todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; esse direito inclui a liberdade de ter opiniões sem sofrer interferência e de procurar, receber e divulgar informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras” – e na Constituição Federal do Brasil, no seu artigo 5º – “É livre a expressão da atividade intelectual, artísticas, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.
Link para artigo: https://senoticias.com.br/se/?p=42068
SERVIÇO
O quê? Ato em solidariedade ao jornalista Cristian Góes
Quando? 23/01/2012, às 10h
Onde? Juizado Especial Criminal de Aracaju, av. Paulo Henrique Machado Pimentel, 170, DIA
Mais informações: Agência Voz – 3211 5959
Agência Voz