Na manhã desta sexta-feira, 05.07, aconteceu uma reunião entre representantes do Senac e da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) que discutiram o fechamento das turmas que usufruirão dos cursos de inglês/espanhol básico e inglês/espanhol aplicados a serviços turísticos, que estão disponíveis pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Copa Empresa). As aulas serão gratuitas e ministradas no Senac.
Até o momento, uma média de seis turmas foram formadas com profissionais da área de turismo em Aracaju, o que resulta num número de aproximadamente 120 alunos, das áreas de hotelaria, taxistas, bares e restaurantes.
“O Senac tem um grande prazer em fazer parte, junto à Setur, desse programa que vem para desenvolver cada vez mais o segmento turístico em Sergipe”, disse a coordenadora do Pronatec no Senac, Fernanda Mercês. “As turmas que já estiverem prontas terão suas aulas iniciadas no dia 19 de agosto, com a previsão de término para 11 de outubro”, informou ainda a coordenadora.
Para o secretário-adjunto do Turismo, José Roberto Lima, é importante que esse tipo de investimento seja feito no setor turístico sergipano. “Com o advento da Copa de 2014, temos o período de um ano para a capacitação profissional em outras línguas desses componentes que tratam do turismo de forma próxima, como é o caso dos taxistas, atendentes de hotéis e garçons”, disse.
Política de capacitação profissional da Setur
A Secretaria de Estado do Turismo também está firmando uma parceria com o Senac para a realização de outros cursos de capacitação profissional fora da capital sergipana. O quadro demonstrativo dos cursos exibe espanhol aplicado a serviços turísticos, boas práticas na manipulação de alimentos e gestão de pequenos empreendimentos em turismo para os municípios Canindé do São Francisco, São Cristóvão, Estância, Brejo Grande e Itaporanga D’Ajuda.
José Roberto Lima acredita que esses são os municípios de grande movimentação turística em Sergipe. “Esperamos ter uma demanda suficiente para que possamos formar turmas que aproveitem esse programa”, afirmou. “O resultado disso será o turista sempre bem recebido em nosso estado, sendo brasileiro ou estrangeiro”, concluiu o adjunto.
Da Assessoria de Imprensa