A clonagem de cartões é uma das práticas que mais causam transtornos na vida dos consumidores. O caso se agrava ainda mais no final do ano, período de recebimento do 13º salário, em que as pessoas compram mais e com mais frequência. Os tumultos causados nas lojas por conta da grande quantidade de pessoas pode fazer com que o consumidor não se atente para alguns cuidados básicos que tomaria usualmente em ocasiões normais.
Um dos principais erros é pedir ajuda a estranhos para sacar dinheiro ou utilizar o cartão para compra, e passar seus dados para o desconhecido, afinal nunca se sabe se aquela pessoa está mesmo agindo com boa índole. O recomendado nesses casos é que se procure um funcionário da própria loja ou banco, ele está lá com o intuito de auxiliar os clientes a realizar as transações desejadas. Para se proteger, basta tomar ainda alguns cuidados básicos como:
* verifique sempre o extrato de movimentação dos cartões;
* troque as senhas periodicamente;
* prefira memorizar as senhas a anotá-las;
* prefira os cartões com chip;
* opte por cartões com um valor de limite mais baixo.
Caso todas as precauções sejam tomadas, mas mesmo assim alguém detecte que teve seu cartão clonado, basta procurar a Delegacia de Defraudações da Polícia Civil que se localiza na Rua Laranjeiras, nº 960, no centro de Aracaju ou ligar para os números (79) 3198-1152 / 3198-1135 e seguir as orientações de como proceder.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram.
Da SSP Sergipe