Abatidos, familiares de José Ednaldo Brandão, 67 anos, morto nesta segunda-feira (14) após ser baleado durante uma tentativa de assalto no estacionamento do supermercado GBarbosa, no Stella Maris, sepultaram o idoso na tarde desta terça-feira (15), no cemitério São José, no Trapiche. Ainda consternado com a morte do irmão, José Cláudio Brandão disse ao Tudo Na Hora que a família irá, em breve, analisar os fatos e “tomar as medidas cabíveis”.
“Isso nos pegou de surpresa. Ainda está tudo muito recente, mas iremos analisar o caso e tomar providências. Queremos justiça”, disse o irmão da vítima durante o enterro, sem descartar a possibilidade de entrar com ação judicial contra o supermercado. Uma pessoa passou mal e teve que ser retirada da cerimônia.
Segundo um familiar, que não quis se identificar, uma pessoa ligada à família já teve acesso às imagens do circuito interno de segurança do supermercado e afirmou que é possível ver nitidamente o rosto dos dois assaltantes. A informação também foi confirmada por um dos funcionários responsáveis pelo circuito de segurança do GBarbosa.
“O local onde aconteceu o crime [a vaga de estacionamento reservada para idosos] é um ponto cego das câmeras de segurança, mas na hora em que os dois fogem correndo, é possível ver bem os seus rostos”, disse o familiar.
À reportagem do Tudo Na Hora, o delegado Egivaldo Lopes, responsável por investigar o caso, disse que já solicitou as gravações do circuito interno de segurança, via ofício, mas ainda não recebeu as imagens.
No entanto, o setor responsável pelo monitoramento eletrônico do supermercado diz que policiais do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM) receberam as gravações no dia do crime. O funcionário, que não quis ter seu nome revelado, disse que as imagens são nítidas e revelam os rostos dos assaltantes.
Já o delegado afirma apenas que um dos policiais que atenderam à ocorrência chegou a ver as gravações minutos depois do crime, mas relatou que, nas imagens, os criminosos aparecem distante das câmeras. “Pedimos também as gravações das câmeras que ficam na área externa do estacionamento, para ajudar a identificar os suspeitos”, afirmou Egivaldo Lopes.
Matadores lancharam, diz mulher
Uma senhora que não quis se identificar chegou a dizer que a vítima sequer chegou a entrar no supermercado. Segundo ela, José Ednaldo foi abordado logo após sair do veículo. E os dois indivíduos estariam lanchando no local minutos antes do acontecido.
De acordo com familiares e amigos presentes no enterro, José Ednaldo Brandão era proprietário do Hotel Saveiro, em Mangabeiras, e de um restaurante no Centro. Cliente do supermercado, o empresário ia todos os dias ao estabelecimento, de acordo com uma senhora que não quis se identificar.
Segundo informações colhidas no local, José Ednaldo era solteiro e havia comprado o carro pouco tempo atrás. Entristecidos, familiares disseram que o empresário era uma pessoa tranquila, gostava de frequentar a igreja e não tinha inimizades.
Fonte: Portal Tudo na Hora