A Polícia Militar de Sergipe, através da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), realizou a “VI Mega Operação da Lei Seca” entre a noite da quarta-feira, 6, e a madrugada desta quinta-feira, 17, feriado de Corpus Christi, na Avenida Beira Mar. A Ação foi comandada pelo capitão Fábio Machado e os tenentes Manuela, Cláudia, Fabíola e Guedes e contou com o efetivo de 25 policiais militares.
A Mega Operação teve início às 23h da quarta-feira, sendo encerrada às 5h30 de hoje. Durante o trabalho, foram realizados 389 testes com o bafômetro, resultando na autuação de 31 condutores que apresentavam algum indício de embriaguez. Destes, 18 se recusaram a realizar o teste do bafômetro, seis realizaram o teste, apresentando índice de teor alcoólico entre 0,14 mg/l e 0,33 mg/l, e sete foram presos em flagrante porque apresentaram índice de teor alcoólico acima de 0,34 mg/l.
De acordo com a CPTran, o maior índice registrado na Operação foi de um condutor que apresentou o índice de teor alcoólico de 0,76 mg/l. O balanço também indicou que foram apreendidas 33 Carteiras Nacionais de Habilitação e quatro Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos, enquanto cinco veículos com o licenciamento vencido foram removidos ao galpão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). No decorrer da Ação, a CPTran confeccionou 41 autos de infração de trânsito.
Prisão por desacato
A Operação registrou uma prisão por desacato, quando um cidadão que estava na condição de passageiro e que apresentava indícios de embriaguez desacatou o capitão Machado. O homem recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia Plantonista, onde foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência.
Apoio
A Ação teve o apoio da delegada Georlize, responsável pela Delegacia de Delitos de Trânsito, que permaneceu na Delegacia Plantonista à disposição exclusivamente da Operação. Segundo o capitão Machado, “apesar do número elevado de prisões efetuadas, a Operação conseguiu atingir o resultado esperado, pois podemos afirmar, com certeza absoluta, que estas ações estão contribuindo, cada vez mais, de forma direta para a diminuição dos acidentes de trânsito e a conscientização dos condutores sobre a importância de dirigir e não fazer uso de bebidas alcoólicas”.
Ascom/PM