Após ter sido enterrado na cidade de Paulista, na Grande Recife, o desejo de Dominguinhos – de ser sepultado em Garanhuns, sua terra natal – finalmente vai ser cumprido. O músico que faleceu no dia 23 de julho, no Hospital Sírio-Libanês, foi sepultado dois dias depois (25/07) no cemitério Morada da Paz, mesmo existindo entrevistas dele a rádios pernambucanas externando o desejo de ficar em Garanhuns.
O filho mais velho, Mauro Moraes, que discordou do sepultamento do pai em Paulista, entrou com uma ação na Justiça pedindo o traslado do corpo para Garanhuns. No dia 29 de agosto, a juíza Andréa Duarte Gomes, da 1ª Vara Cível de Paulista, autorizou a exumação e o traslado do corpo do cantor e posterior enterro no Cemitério de São Miguel, localizado na cidade do Agreste de Pernambuco. A essas alturas a filha Liv Moraes e a ex-mulher Guadalupe já haviam concordado com o traslado.
Participarão do cortejo caravanas de artistas populares, amigos e a fãs vindas de quase todos os estados nordestinos, em especial do Piauí, Ceará, Rio do Norte, Paraíba e Alagoas. No trajeto – quando o cortejo passar em cada uma das dez cidades que ladeiam as BRs 232 e 234 – a velocidade será reduzida para que as populações possam reverenciar o artista pernambucano. A Prefeitura de Garanhuns construiu um grande mausoléu para o sanfoneiro no cemitério público – São Miguel – e prepara uma extensa programação de homenagens ao grande mestre.
Confira a programação oficial da chegada do corpo de Dominguinhos a Garanhuns:
10h30 – Apresentações culturais (em frente ao cemitério)
13h – Chegada do corpo
13h45 – Sepultamento
14h30 – Volta programações musicais (Liv Morais e Cezzinha)
José Carlos Vieira/Correio Braziliense