O corpo de um idoso de 73 anos, que faleceu vítima de Covid-19 em Aracaju, foi trocado na manhã desta terça-feira, 7, no Hospital de Cirurgia, pelo corpo de uma mulher vítima da mesma doença. Com a troca, o idoso foi sepultado na cidade de Paripiranga, na Bahia.
De acordo com familiares, por causa da troca, a filha do idoso precisou viajar até o município baiano. Ela ainda está no local viabilizando os trâmites da retirada do corpo e encaminhamento a Sergipe, onde o idoso nasceu e viveu até ser acometido pela Covid-19.O Hospital de Cirurgia reconheceu e lamentou a troca. A unidade disse também que imediatamente após tomar conhecimento do ocorrido, entrou em contato com os familiares envolvidos para se desculpar, corrigir o problema e oferecer toda a assistência necessária para atenuar o abalo causado.
O HC informou também que foram adotadas todas as medidas administrativas cabíveis para apuração do caso, com consequente aplicação das penalidades pertinentes, para que fato como este, em hipótese alguma, se repita; e que reforçou junto à equipe de colaboradores o procedimento para o manejo dos óbitos de pacientes, conforme previsto no “Guia para o Manejo de Corpos no Contexto do Novo Coronavírus (Covid-19)” do Ministério da Saúde, inserido no Plano de Contingência adotado durante esta pandemia.
Por Verlane Estácio
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram