Na noite dessa quinta-feira, 4, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) realizou a solenidade de Conclusão do Curso de Formação de Soldados (CFSD), promoção de 51 bombeiros e entrega de duas viaturas para a Seção de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (SBRESC). As viaturas serão empregadas para atender ocorrências como localização de vítimas em desabamento e perdidas em mata, entre outras. A solenidade aconteceu no Quartel Central, em Aracaju, com a presença de autoridades civis e militares, além de familiares dos formandos e promovidos.
Além disso, a formação contemplou uma turma majoritariamente feminina, o que foi ressaltado como um avanço na igualdade pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Cardoso. “Hoje é um dia histórico. Materializamos duas grandes conquistas: o Curso de Formação de Soldados e a promoção de 51 bombeiros. Essa turma de soldados carrega uma marca especial, uma turma majoritariamente feminina, a primeira na nossa história, um marco de igualdade e evolução. Já essa promoção está promovendo o destravamento da carreira na corporação e representa uma valorização que não alcança só os promovidos, mas também outros bombeiros que agora têm uma perspectiva de crescimento”, afirmou.
O coronel Fábio acrescentou agradecendo ao Governo de Sergipe, e destacou investimentos feitos no CBMSE pela atual gestão. “Queremos agradecer ao governador do Estado, Fábio Mitidieri, ao secretário de segurança pública, João Eloy, à deputada federal Katarina Feitosa, à presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, Suzana Azevedo, bem como a todos que participaram direta ou indiretamente. Já são 353 militares formados na corporação, entre soldados e aspirantes a oficiais, representando um aumento de efetivo de 36% em relação a 2022. São 634 militares promovidos entre oficiais e praças. Chegamos a quase R$ 34 milhões em investimentos. Tudo isso se reflete na qualidade do serviço prestado à população”, apontou.
Entre os 51 promovidos estão sete oficiais e 44 praças – estes últimos são subtenentes que estão ascendendo ao primeiro posto do oficialato. As promoções são fruto do Projeto de Lei 229 do Governo do Estado, aprovado no último dia 19 de agosto pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), aumentando o efetivo do CBMSE de 1.194 para 1.318 militares.
“É um grande momento, muito esperado por todos nós na carreira militar. Queremos agradecer ao Governo do Estado pela sensibilidade e reconhecimento ao nosso trabalho. É um grupo grande que está sendo promovido hoje, e estar entre tantos amigos torna esse momento ainda mais emocionante”, disse o tenente Luiz Tadeu Delfino, um dos promovidos.
Foram formados 24 novos soldados, que serão distribuídos entre as unidades da corporação espalhadas por todo o estado. A primeira colocada foi a soldado Ellen Christien, que falou sobre a importância desse momento e a homenagem da turma à subtenente Perla Vieira. “Meu pai é militar e eu sempre tive uma admiração muito grande pela disciplina e organização. Fiz o concurso do Corpo de Bombeiros, passei e aqui me identifiquei muito com as atividades. Hoje é a conclusão de um processo de transformação. O curso foi bem completo e prepara para os diversos tipos de ocorrência. Escolhemos a subtenente Perla como nome da turma, porque ela para nos representou empatia, acolhimento. Nos ensinou a servir com amor, a olhar para o próximo, mas também para nós mesmos e nossos colegas. Ela foi um abraço para a turma como um todo”, contou.
Novas viaturas
As viaturas entregues são do tipo Auto Resgate com Cães (ARC), adquiridas com recursos próprios do CBMSE, no valor de R$ 990 mil. “Elas foram projetadas levando em conta as necessidades dessa atividade especializada, tanto para a atuação em ocorrências quanto para o nosso projeto social `Cães bombeiros´, que realiza visitas em hospitais e organizações que atendem pessoas com necessidades especiais. Com isso, a corporação não só atende a uma demanda logística e operacional, mas também reafirma o seu compromisso, a segurança e excelência das ações em prol da sociedade sergipana”, afirmou a chefe da SBRESC, tenente Mirian Oliveira.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: Agência Sergipe de Noticias