A presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren/SE), Maria Cláudia Tavares de Mattos, esteve na tarde dessa quarta-feira (08), no Hospital e Maternidade Santa Cecília, em Aquidabã.
Por haver a necessidade de manter uma fiscalização constante averiguando como estão os atendimentos na unidade de Saúde, no serviço de enfermagem, o Coren/SE foi recebido pela enfermeira responsável, constatando que vem respeitada a legislação de interdição ética e não houve nenhum novo caso de internamento, nem para os serviços que demandam a enfermagem, que não sejam de urgência.
Apenas a profissional de medicina que fez atendimentos normais ambulatoriais, porém que seguiram para suas casas, não precisando de internação. Os pacientes que estavam internados na unidade já receberam alta e a interdição vem sendo seguida. Neste caso, somente emergências podem ser atendidas pela enfermagem, desde que seja detectada risco de morte.
Segundo as profissionais da enfermagem e de medicina que estavam na unidade, os casos de pacientes que apareceram neste sentido foram encaminhados aos hospitais de Nossa Senhora da Glória e de Propriá.
A interdição se deu devido ao não cumprimento das legislações ligadas as atividades da enfermagem que já vinham sendo notificadas pelo Regional à diretoria do Hospital. Seu prazo é por tempo indeterminado, somente sendo suspensa quando regularizados esses pontos.
Fonte: Coren/SE