Nesta quinta-feira, 20 de outubro, a Coordenadoria Especial da Juventude da (Cejuv) e o Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh) participam da Feira de Estágio e Empregabilidade, realizada pela Universidade Tiradentes (Unit), com o objetivo de abrir um espaço para estudantes e egressos do meio acadêmico a interagirem com empresas que oferecem oportunidades de estágios e empregos.
O evento será realizado no campus da Farolândia, das 10h às 22h, e foi idealizado para que jovens universitários, que encontram no estágio a melhor alternativa para entrar no mercado de trabalho, entendam sua dinâmica e consigam êxito na primeira experiência profissional. A Feira é gratuita e aberta ao público, que pode participar de uma ampla programação de palestras. Ao todo, participam 15 empresas dos ramos da construção, indústria, energia, Economia, Direito, empreendedorismo; e comunicação social.
Cada empresa terá seu representante de Recursos Humanos ou diretoria para ministrar palestra pelos auditórios do campus Farolândia e terá um estande montado no minishopping para esclarecer sobre as vagas de estágio ofertadas e cadastrar currículos dos estudantes interessados. Segundo a coordenadora do Unit Carreiras, professora Janaína Machado, a Feira apoia a formação dos alunos no preparo para o mercado de trabalho a partir das palestras e debates realizados.
“Vivemos o momento ideal para ampliar o conhecimento e aprendizagem dos nossos alunos que buscam espaço no mercado de trabalho. Essa é a primeira edição do evento, que busca aproximar as grandes empresas para que os alunos e egressos possam tirar dúvidas com proprietários e gestores da área de Recursos Humanos, deixar currículos e entender as competências que as empresas buscam. Tudo isso em um só local”, destaca a docente.
De acordo com o coordenador Especial de Juventude da Seidh, Fredson Santana, a pasta articulou com algumas instituições, como o CIEE, o Sebrae e o Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) da Seidh, que também estará presente realizando o serviço de emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e cadastro para intermediação de mão de obra. Para Fredson, as entidades que trabalham com essa política, podem aprofundar diálogos, bem como a intermediação de mão de obra.
“O momento é fundamental para orientar os jovens sobre os nichos de mercado, principalmente as startups, uma das mais recentes modalidades de empreendedorismo. Essa Feira estará à disposição dos jovens sergipanos. A expectativa é que eles abram os horizontes e absorvam as informações que proporcionam mais segurança para o universo profissional”, disse.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
por Míriam Donald,com informações da Universidade Tiradentes