Na manhã de quinta-feira, 23, na antiga sede do Instituto Xingó, o prefeito Ednaldo Veira Barros, acompanhado da primeira-dama Déborah Rocha Barros, do presidente da SE-PA-RE Cooperativa, Heverton Santana, e do superintendente do CONBASF, Mario Rosa Albuquerque, fizeram a entrega de cestas básicas para 20 cooperados da SE-PA-RE e também de uma máquina forrageira para ajudar no processo de aceleração do trabalho.
De acordo com o superintendente do CONBASF, Mario Rosa Albuquerque, o município de Canindé de São Francisco é exemplo para o estado de Sergipe na questão da gestão adequada dos resíduos sólidos. Ele também mencionou que o prefeito Ednaldo Vieira Barros não mediu esforços para apoiar o projeto desenvolvido pela cooperativa de reciclagem SE-PA-RE na cidade, e também, no entendimento da importância da participação do Município no Consórcio de Saneamento Básico do Baixo São Francisco Sergipano.
“Essa é mais uma ação da parceria entre a Prefeitura de Canindé de São Francisco, Consórcio de Saneamento Básico do Baixo São Francisco Sergipano (CONBASF) e a SE-PA-RE Cooperativa. Nós acreditamos no projeto desde a sua apresentação em 2017. Já são mais de três anos com ações educativas sendo realizadas na comunidade, nas escolas e também com a separação correta dos resíduos sólidos em nossa cidade. Nós acreditamos nessa proposta de gestão do lixo, somos pioneiros. Sem esquecer de lembrar que antes os catadores ficavam no lixão de forma desumana catando reciclável, colando sua vida em risco. Hoje a realidade é outra, são cooperados, fazem a separação de forma correta, utilizam os equipamentos de proteção individual, usam fardas. Trabalham e tiram seus sustentos de forma digna e organizada. Esse é o legado que nossa gestão deixará de positivo para o município, para nossa população, para as próximas gerações e porque não dizer para os próximos gestores, que tem um dever de dar continuidade a esse brilhante trabalho de gestão ambiental e dos resíduos sólidos”, comentou o prefeito Ednaldo da Farmácia.
Para o presidente da SE-PA-RE Cooperativa, Heverton Santana, “esse é um processo que não tem volta. Cuidar corretamente do manejo do lixo é um fator que deve ser enaltecido por qualquer gestor público
es deste município. Desde que apresentamos o projeto em 2017 para o prefeito Ednaldo da Farmácia e ao secretário Rildo Joaquim, de pronto tanto o prefeito compreendeu a proposta e nos deu apoio. Quem ganha com essa atitude é o meio ambiente por não está sendo agredido como era antes, a população que aos poucos está permitindo se reeducar ao através da separação dos resíduos em orgânicos, reciclável e rejeito. Sem contar que quanto mais reciclamos menos a prefeitura gasta com o restante dos rejeitos para levar até o aterro sanitário, gerando também economia para os cofres do município”, relatou.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
ASCOM
Prefeitura de Canindé de São Francisco