As inscrições para a IX Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor estão abertas e poderão ser feitas até o dia 31 de janeiro. É só acessar o endereço eletrônico www.prefeitoempreendedor.
Criado em 2001, o Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor é um instrumento para incentivar o desenvolvimento econômico dos pequenos negócios como prioridade na gestão pública, com a identificação, avaliação, valorização e disseminação de iniciativas realizadas nos municípios brasileiros e que geraram impacto positivo para o empreendedorismo local.
Na última edição Itabaianinha, Pedrinhas e Cristinápolis foram os municípios vencedores da fase estadual, cada um na sua respectiva categoria. O município de Itabaianinha destacou-se na categoria Novos Projetos, com o desenvolvimento da ação Feira Livre Mais. Pedrinhas fez bonito na categoria Pequenos Negócios no campo, com o projeto Incentivando a Produção Rural. Já Cristinápolis foi o vencedor na categoria Desburocratização, com o projeto Plantando Sementes para Construir Cidadania.
PSPE
O Prêmio tem como objetivo reconhecer prefeitos municipais de todo o Brasil e administradores regionais do Distrito Federal (DF) e de Fernando de Noronha (PE), que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios e da modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município. Cada município pôde inscrever até dois projetos, desde que em categorias diferentes.
Para o superintendente do Sebrae, Emanoel Sobral, receber a premiação é apenas um ato simbólico. “O importante é que os projetos estão sendo executados incentivando o desenvolvimento sustentável dos municípios que participaram”. Emanoel destaca ainda que os governantes precisam ficar atentos as vocações e as oportunidades de suas respectivas cidades, para que novos projetos participem na próxima edição do Prêmio. “No final todos saem ganhando”, alerta.
Categorias
As oito categorias do PSPE são: Melhor Projeto; Implementação e Institucionalização da Lei geral; Compras Governamentais e Pequenos negócios; Desburocratização e Formalização; Pequenos Negócios no Campo; Inovação e Sustentabilidade; Municípios Integrantes do G100 (com mais de 80 mil habitantes, baixa renda per capita e alta vulnerabilidade socioeconômica); e Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária.
O prêmio obedece a um regulamento disponível no site www.prefeitoempreendedor.
Acompanhe o SENotícias no Twitter e no Facebook
Ascom/Sebrae/SE