Aracaju está em contagem regressiva para uma das maiores festas do verão sergipano. Há 11 anos reunindo milhares de pessoas na Orla da Atalaia, o Projeto Verão, que este ano acontece entre os dias 9 e 12 de fevereiro, vem ganhando destaque em todo o Brasil por oferecer gratuitamente ao público uma programação repleta de shows musicais, apresentações culturais, produções cinematográficas, oficinas e muito esporte.
Realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju) e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), o Projeto Verão conta, nesta edição, com inúmeros projetos sociais, que vão desde jogos e brincadeiras populares até a Academia da Cidade. Também serão oferecidas, nos turnos da manhã e da tarde, clínicas esportivas e oficinas de capoeira, pipa, dança e slackline, além da realização do Campeonato Sergipano de Beach Soccer.
Já pela noite, mais de 20 atrações musicais locais, nacionais e internacionais, como o cantor Manu Chao, irão se apresentar nas duas arenas montadas nas areias da Orla da Atalaia. Os palcos, divididos em Principal e Multicultural, trarão estilos como o samba, forró, eletrônico, reggae e o rock, que prometem agradar os gostos das mais diferentes gerações, sejam de sergipanos ou de turistas, que lotam a capital neste período.
Segundo Waldoilson Leite, presidente da Funcaju, a programação de shows do Projeto Verão 2012 não deixa nada a desejar. “Mais uma vez, procuramos agradar a todos os gostos, sempre buscando acompanhar o que há de mais atual no cenário musical do País. Como o evento é um produto genuinamente sergipano, também não poderíamos esquecer de valorizar os nossos artistas, disponibilizando um espaço de extrema visibilidade para que possam divulgar os seus trabalhos”, comenta.
Artistas sergipanos
Reconhecido pelo espaço que dá aos artistas locais, o Projeto Verão deste ano traz uma grande novidade, das 22 atrações previstas para tocar nos dois palcos, cerca de 15, ou seja, mais da metade, são sergipanas. Bandas consagradas, como Naurêa e Alapada, que já possuem mais de 10 anos de estrada, tendo seu nome reconhecido além das fronteiras do Estado, já são presenças garantidas no evento. No entanto, bandas de formação recente, como a Ato Libertário, também terão espaço na festa.
“Em primeiro lugar, tocar no Projeto Verão é a meta de qualquer banda sergipana, sem dúvidas, e no nosso caso não é diferente. Na verdade, é a realização de um sonho, ainda mais pra uma banda que não tem nem um ano de existência. Sabemos que é uma responsabilidade tocar num evento desse porte, que reúne nomes consagrados da música sergipana e nacional, mas estamos preparando o nosso melhor, com um repertório baseado no que virá em nosso primeiro CD, intitulado ‘Pra quem vive'”, revela Robson Lira, vocalista da banda de reggae Ato Libertário.
Quem já passou pela mesma ansiedade foram os são-cristovenses da The Baggios, que hoje vivem o auge de suas carreiras, com turnês pelo Brasil e documentários gravados. “A primeira vez que participamos do Projeto Verão foi em 2008, e foi uma experiência incrível! Não tínhamos costume de tocar para tanta gente (na verdade, até hoje não me acostumei) e quando notamos o tanto de pessoas que estavam nos assistindo, ficamos um pouco assustados, ao mesmo tempo em que nos sentimos felizes com a aceitação pública. Para este ano, além de mesclar músicas dos nossos discos e Ep’s, vamos apresentar três músicas inéditas”, comenta o vocalista Julio Andrade.
Quem também está empolgada com a participação no Projeto é a banda Alapada. “Confesso que este ano vai ser uma grande responsabilidade, já que iremos tocar depois de Seu Jorge e Charlie Brown Jr. Mas, é isso. Vamos pisar firme no palco, tocar o nosso rock praieiro e aproveitar ao máximo a oportunidade. Iremos levar músicas do nosso novo álbum, ‘Alapada Rock Praia’, sucessos dos dois CD’s anteriores e também algumas versões de clássicos da música brasileira, bem ao nosso estilo. Será uma celebração da nossa carreira num lugar em que nos sentimos bem à vontade: a praia!”, afirma Naná Escarlate, vocalista da banda.
Assim como Alapada, a banda Naurêa, que completa em 2012 onze anos de história, também traz para o Projeto Verão músicas de seu mais recente trabalho. “Acabamos de lançar o EP ‘Furdunço’ e vamos tocar as músicas desse disco temperadas com outras dos nossos três CDs. Buscamos, também, resgatar algumas músicas que nunca tocamos em outras edições do projeto. Além disso, participarão conosco os músicos Igor Côrtes e Tom Toy, o que vai dar um peso sonoro especial ao nosso show. A expectativa é das maiores, mesmo porque o público sempre eleva o nível da nossa apresentação. Tocar no Projeto Verão é sempre especial”, dizem os integrantes da Naurêa.
Para conhecer a programação completa do Projeto Verão, basta visitar o hotsite do evento.
Agência Sergipe de Notícias