O Conselho Regional de Educação Física da 20ª Região Sergipe (CREF20/SE) segue reforçando suas ações de fiscalização para garantir que academias, escolas e demais espaços esportivos funcionem dentro das normas legais e sob a supervisão de profissionais devidamente registrados. Entre os dias 24 e 26 de março, as equipes do Departamento de Fiscalização (DFisc) percorreram oito municípios sergipanos, vistoriando academias e instituições de ensino. No total, 8 escolas foram fiscalizadas e 16 professores estavam devidamente regularizados.
Os municípios visitados foram; Siriri, Itabaiana, Lagarto, Divina Pastora, Santa Rosa de Lima, Tobias Barreto, São Cristóvão e Aracaju.
No setor das academias, a fiscalização resultou na interdição de duas unidades que funcionavam sem supervisão profissional, colocando em risco a segurança dos frequentadores. Uma das academias interditadas estava localizada na cidade de Siriri e a outra em Divina Pastora. Além disso, quatro estagiários estavam atuando sem contrato formal e receberam notificação para regularização.
Ao todo, 13 academias estavam regulares, bem como 15 profissionais e 9 estágios devidamente cadastrados. No entanto, sete academias foram notificadas por estarem sem supervisão no momento da fiscalização, mas conseguiram evitar a interdição com a chegada dos profissionais posteriormente. Três academias estavam fechadas no momento da vistoria.
Outro ponto crítico identificado foi um caso de exercício ilegal da profissão, além de uma academia sem registro no CREF20/SE, que recebeu prazo de até 30 dias para regularização.

No dia 26, o CREF20/SE realizou uma ação conjunta com a Vigilância Sanitária de São Cristóvão para fiscalizar academias no conjunto Eduardo Gomes – Foto: ascom/divulgação
“As academias interditadas só poderão voltar a funcionar após a regularização da situação junto ao CREF20/SE, mediante assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Nossas fiscalizações seguem um cronograma estratégico para coibir o exercício irregular da profissão e assegurar que a população tenha acesso a profissionais qualificados”, reforçou Sandra Rose, agente de fiscalização do CREF20/SE.
Ainda durante a operação, os fiscais estiveram em Santa Rosa de Lima, onde verificaram que a única academia do município já se encontrava fechada no momento da visita.
No dia 26, o CREF20/SE realizou uma ação conjunta com a Vigilância Sanitária de São Cristóvão para fiscalizar academias no conjunto Eduardo Gomes. Durante a operação, 12 estabelecimentos foram visitados. Em um deles, a equipe constatou a ausência do responsável técnico no momento da inspeção, enquanto outras duas academias estavam fechadas.
Além disso, a Vigilância Sanitária realizou inspeções estruturais nos estabelecimentos, notificando algumas academias para que sanassem irregularidades apontadas. Durante a operação, dois estagiários que atuavam sem contrato formal também foram notificados e receberam um prazo para regularização.
O CREF20/SE reforça que a presença de um profissional de Educação Física habilitado é essencial para a segurança dos alunos e para a qualidade do atendimento nas academias e espaços de prática esportiva. As fiscalizações continuam em todo o estado, garantindo que a legislação seja cumprida e que a população esteja resguardada contra práticas inadequadas.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Da Assessoria de Imprensa