Uma terapia precursora na medicina moderna, a Laserterapia proporciona inúmeros benefícios a tratamentos diversos, como a cicatrização de lesões.
Devemos considerar que todas as formas de tecnologia e inovação que sejam aplicadas para o bem-estar da saúde devem ter um acompanhamento de um profissional qualificado, para que seus benefícios sejam de fato alcançados. A exemplo da Enfermeira Marta Moura, especialista em tratamento de feridas, Pós-graduada em Enfermagem Dermatológica e tratamento de feridas, Laser terapeuta e Habilitada em desbridamento de feridas (também conhecido como raspagem).
Em entrevista para o Portal SE Notícias, a Enfermeira Marta Moura destaca que a laserterapia assim como outros recursos da eletrotermoterapia devem ser considerados como parte do tratamento e não como a única forma de acompanhamento. ´´Uma avaliação detalhada e contínua permite traçar os objetivos e selecionar os métodos a serem utilizados no tratamento de forma assertiva para cada paciente´´, pontua.
Laser Terapia (Laser em Baixa Intensidade), ou seja, (Amplificação da Luz por Estimulação da Emissão de Radiação) funciona com uma radiação eletromagnética não ionizante que tem poder de penetração superficial e profundo a depender da intensidade do feixe.
´´É uma terapia indicada para o tratamento em feridas de diversas etiologias, possibilitando bons resultados na cicatrização de úlceras venosas, úlceras arteriais; lesões no pé de pessoas com diabetes, queimaduras, lesão por pressão, feridas cirúrgicas, entre outras“, conclui Marta Moura.
Há no momento diversas tecnologias voltadas para o tratamento de feridas. Entre elas, destaca-se a fotobiomodulação, utilizando o Laser de Baixa Intensidade na terapia adjuvante ao acionamento de mecanismos de cicatrização. Tais eventos levam a uma modulação do tecido irradiado, promovendo a restauração da função celular, redução do estresse oxidativo, regulação neuronal e liberação de fatores de crescimento.
Esta terapêutica é prática e indolor, pois atua com efeitos analgésicos e anti-inflamatórios, além de proporcionar uma maior e mais ordenada síntese de colágeno, promove migração e proliferação de fibroblastos (principal célula responsável pela integridade do tecido conjuntivo – derme), acelera o processo de reparação tecidual, favorecendo o crescimento dos tecidos de granulação e epitelização (método predominante responsável pela cicatrização).
Outros benefícios podem ser atribuídos à laserterapia além dos descritos acima, como ação antimicrobiana em lesões infectadas, sendo realizada a terapia fotodinâmica (com laser vermelho) em conjunto com o corante azul de metileno ou azul de toluidina, o qual absorve a energia do laser e promove ação citotóxica aos microorganismos.
Algumas das terapêuticas indicadas são:
• Pós-operatórios;
• Dores articulares e musculares (agudas e crônicas);
• Úlceras por pressão;
• Feridas;
• Dor miofascial.
E as contraindicações são:
• Útero gravídico;
• Área com tumor;
• Confusão mental;
• Em pacientes com alteração cardíaca (somente na área com alteração);
• Pacientes que apresentam hipersensibilidade cutânea ou que utilizam medicamentos fotossensibilizantes.
De acordo com a resolução 567/2018 do COFEN (Conselho Federal de Enfermagem), o enfermeiro pode utilizar a terapia com laser para o tratamento de feridas, desde que devidamente capacitado. O parecer técnico 114/2021 do referido conselho elucida que não há impedimentos para que o enfermeiro também faça uso da terapia ILIB (Irradiation Laser Intravenous of Blood) como adjuvante em diversos tratamentos. Esta terapia consiste na administração do laser transcutâneo na região da artéria radial com o objetivo de atingir a corrente sanguínea, beneficiando o paciente com ativação do sistema imunológico, redução de radicais livres, redução de níveis pressóricos e glicêmicos.
A enfermeira Dermatológica é protagonista no tratamento de feridas, pois utiliza técnicas baseadas em evidências científicas para promover a cicatrização. O laser faz parte dessas técnicas, auxiliando no processo de regeneração tecidual, ofertando os benefícios de aceleração da cicatrização, redução da dor, edema, inflamação e infecção; corroborando também para maior conforto do paciente.
Para saber mais sobre a Laserterapia e tratamento de feridas, siga o Instagram da Enfeirmeira @enfamartamoura.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Redação SE Notícias