Raissa Cruz – Universo Político
O prefeito eleito de Aracaju João Alves Filho (DEM) anunciou na manhã desta sexta-feira, 28, em coletiva com a imprensa no Qualit Hotel, parte do seu corpo de secretariado. Entre as novidades do seu governo estão as secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Meio Ambiente, de Infraestrutura e de Ordem Social, que, por sinal, será assumida pela delegada de polícia Georlise Telles de Oliveira. “É uma missão nova, que vou assumir com toda disposição, e que será muito importante para Aracaju, já que é uma secretaria nova, que junto com a Guarda Municipal pode auxiliar muito de perto a segurança pública”, frisou a delegada, sobre a secretaria que vai cuidar da segurança do cidadão e do patrimônio público da cidade.
No secretariado também está a deputada Gorete Reis na Saúde e o ex-secretário do Governo Déda, Nilson Lima (PPS), na pasta das Finanças. “Sabemos já que há problemas nos cofres da prefeitura. Há também diversas dívidas, mas a gente vai apressar para a formação final do governo João, para buscarmos com o governo atual um balanço das finaças para apresentar a sociedade”, comentou Nilson, que já citou que o novo prefeito pretende enxugar a máquina, e por isso fará uma análise de cada cargo em comissão existente.
Confira os nomes anunciados pelo prefeito:
*Nova Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo – Valter Carvalho
*Nova Secretaria da Ordem Social – assume a delegada de polícia Georlise Teles de Oliveira. Ela acumula também a pasta da Guarda Municipal.
*Nova Secretaria do Meio Ambiente – promotor de Justiça Eduardo Matos, que já se manifestou através de artigos duramente contra a transposição do Rio São Francisco.
*Nova Secretaria da Infraestrutura – Luiz Durval
*Secretaria de Saúde – a deputada Gorete Reis (DEM), e a sua vaga na Assembleia Legislativa será ocupada pelo suplente Antônio Passos (DEM).
*Secretaria de Ação Social – senadora Maria do Carmo (DEM)
*Secretaria de Comunicação – Carlos Batalha
*Secretaria de Esporte – Carlos Elói
*Secretaria Geral de Governo – Marlene Calumbi
*Secretaria de Educação- Prof Márcia Valéria, que já assumiu o cargo de chefia na área
*Secretaria de Finanças – Nilson Lima (PPS)
Outras pastas como a da Fundat, Emurb, Emsurb, SMTT, além dos outros escalões, devem ser anunciadas na semana que vem. “Até o dia 1º estaremos com o time todo completo, por hora é só uma prévia”, disse o prefeito.
Nitinho secretário
Questionado sobre as especulações de que o vereador Nitinho (DEM) pode assumir alguma secretaria, João Alves deixo no ar: “Nitinho é quem pode se pronunciar sobre a diretriz que ele vai tomar. Ele é um grande vereador, então poderá decidir se quer ficar na Câmara ou se ele quer assumir algo no administrativo. Ele é uma pessoal capacitada para ocupar qualquer cargo”, disse ele, afirmando que, no entanto, Nitinho ainda não foi convidado.
Eleição da CMA
O prefeito eleito aproveitou a oportunidade para sustentar que o DEM escolheu o nome do vereador eleito Vinicius Porto (DEM) para representar o partido com chapa na disputa pela presidência da Câmara Municipal de Aracaju. “O que ficou acertado com todos os partidos do bloco é que todo partido que se destaca no Legislativo, com maior número de candidatos eleitos, acaba tendo a decisão majoritária na escolha da chapa para presidência. E isso foi feito”, frisou João Alves, no último dia para a inscrição das chapas que participaram dessa eleição.
Da redação universo Político.com