No período de 11 a 30 de novembro, a Prefeitura de Pacatuba e a Paróquia de São Félix de Cantalício realiza a festa em homenagem à padroeiro da cidade São Félix de Cantalício, que será celebrada oficialmente, nesta quarta-feira, dia 20. A tradicional comemoração, que é realizada há dezenas de anos, reunirá na Praça da Matriz, no Centro da cidade, famílias e fiéis que têm em sua programação religiosa e festiva, novena, santas missas, procissão, além de shows, tendas de alimentação e outras atividades.
Programação religiosa
Siga o SE Notícias no Twitter e curta no Facebook
Além da programação religiosa, que é de responsabilidade da Paróquia de São Félix de Cantalício, a Prefeitura de Pacatuba, através da Secretaria de Cultura e Turismo, promoverá shows musicais com atrações locais e nacionais. Todos os dias haverá ângelus às 05h e Missa às 19h e no encerramento que acorre nesta quarta-feira dia 20, será celebrada uma Missa Campal e às 08h Alvorada Festiva, às 16h procissão pelas ruas da cidade em seguida show com Antonio Persane e Banda.
Programação Pacatuba FEST 2013
23/11 – Sábado
15h – 1ª Corrida Ecológica Pantanal de rua de Pacatuba
22h – Banda Valneijós na Praça Nossa Senhora de Lourdes
00h – Banda Gatinha Manhosa
02h – Banda Asas Livres
24/11 – Domingo
14h – Arrastão saindo da Ponte da Comgombeia com Trio e Banda Parangolé
17h – Banda Beba ou Chore
19h – Forró dos Mais
25/11 – Segunda-feira
Festa de emancipação Política de Pacatuba, com apresentações de Grupos Folclóricos e Artistas locais
30/11 – Sábado
19h – Show Evangélico com o tema clama Pacatuba – Organização da 1ª Igreja Batista de Pacatuba, com as demais Congregações e show com a cantor Rodrigo Luz.
História São Félix de Cantalício
Existe uma lenda que Félix tinha nascido nas proximidades da aldeia de Pacatuba. Tendo se tornado frei, começou a fazer sua carreira religiosa como prisioneiro dos índios. Sua insistência era tanta pela catequese, que os índios “convertidos” resolveram levantar uma capela em sua homenagem.
Mas a história da Igreja Católica conta que São Félix nasceu em 1515, na Itália, no seio de uma família muito católica de agricultores. O curioso é que o apelido de seu pai era Santo e de sua mãe era Santa. Desde cedo o menino Félix despertou para a vida religiosa. Entrou para um convento Capuchinho. Depois de estudar muito e passar por vários seminários, acaba se ordenando.
Durante cerca de 40 anos o povo de Roma viu passar todos os dias pelas ruas da cidade o pequeno frei Félix, recolhendo em sacolas restos de pão e verduras, para depois distribuir com os mais pobres, principalmente as crianças abandonadas. Sua dedicação pelos mais pobres e seu fervor foram decisivos para a sua santidade os mais pobres, principalmente as crianças abandonadas. Sua dedicação pelos mais pobres e seu fervor foram decisivos para a sua santidade.