Através de informativo preliminar diário, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) destacou que a geração de energia eólica na região nordeste neste domingo, 3 de setembro, foi superior ao valor previsto. O relatório indica que a produção eólica na região foi de 6.108 MWmed/dia, enquanto que no norte foi de 141 e no sul do país, 906.
O ONS atribui a geração de energia eólica superior ao previsto para o Nordeste devido às condições climáticas favoráveis. Com isso, a produção eólica nacional atingiu 7.155 MWmed, enquanto o valor programado era de 6.750MWmed. Esse tipo de energia limpa foi responsável por 14,01% do total produzido pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) no último domingo, 3.
Já a geração hidráulica foi inferior ao valor programado para controle de nível dos reservatórios das usinas do rio São Francisco. Mesmo assim, a produção por meio de hidroelétricas ainda é responsável pela maior parte da energia do país. No domingo, foi responsável por 41,42% da energia elétrica produzida, somando a 2,59% de energia nuclear, 26,30% termo convencional, 15,55% da Itaipu Binacional e 0,13% solar.
Energia eólica
A energia eólica é produzida a partir da força dos ventos e é gerada por meio de aerogeradores. Neles, a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. É uma energia abundante, renovável e limpa.
Antigamente ela era utilizada por meio dos moinhos, que serviam para bombear ou drenar água, moer grãos e outras atividades que dependiam de força mecânica. Com o avanço tecnológico, os aerogeradores se tornaram aptos a gerar uma quantidade maior de energia, até que surgiram as primeiras usinas eólicas.
Por Redação do SE Notícias