Itaporanga D’Ajuda realizou no último sábado (28), no Ginásio de Esportes, o melhor concurso de quadrilhas juninas do interior do Estado. A 18ª edição do concurso teve a participação de sete quadrilhas e contou com um público de aproximadamente 3 mil. Cada quadrilha junina teve uma ajuda de custo da prefeitura no valor de R$ 5.500.
O 18º Concurso de Quadrilha Junina tem por objetivo valorizar, difundir e incentivar a prática de uma das mais populares manifestações culturais do Nordeste.
A prefeita Maria das Graças (Gracinha) destacou a importância do incentivo às tradições regionais.
“A cada ano percebemos que o concurso atrai milhares de pessoas devido à organização, tradição e cultura. Incentivar essas tradições culturais do Nordeste, e principalmente do nosso município é algo gratificante. Tenho dito e reafirmo que a cultura é uma das bandeiras de nossa gestão. Investir em cultura é valorizar as nossas raízes e manter viva as nossas tradições”, diz Gracinha.
O presidente da Quadrilha Junina Rasga a Saia, Jamisson Ribeiro Santos, reconheceu a organização do evento e elogiou a Prefeitura pelo apoio as tradições juninas do município.
“O concurso foi muito bem organizado e atrativo. Estamos felizes por que a nossa quadrilha teve um bom desempenho. Não conseguimos o primeiro lugar, mas fomos o segundo colocado. Aproveito para agradecer o apoio que a Prefeitura deu ao evento e principalmente ao vereador Renatinho de Zé de Lili, que é um amigo e um grande incentivador e apoiador de nossa quadrilha”, reconhece.
Por iniciativa da prefeita, a Câmara de Vereadores aprovou no ano passado um projeto de lei que autoriza a Prefeitura patrocinar quadrilhas juninas do município. O projeto foi aprovado graças à sensibilidade de todos os vereadores, principalmente os da base aliada, que demonstraram compromisso com a cultura de Itaporanga.
Presenças
Além da prefeita Gracinha, estiveram presentes ao evento os vereadores: Renatinho de Zé de Lili, Gilmar Ureia e Celinha Sobral. Também prestigiaram o concurso de quadrilhas os secretários municipais: César de Bebé (Agricultura, Comércio e Indústria), Thiago Luduvice (Governo), Rubens Murilo (Administração), Mirela Côrtes (Cultura) e Doralice Alfano (Educação).
Confira o resultado final do Concurso de Quadrilhas.
Grupo de acesso
1º lugar: Mandacaru (Povoado Chã)
2º lugar: Vaqueiros do Sertão
Grupo especial
1º lugar: Forró Sertão (Povoado Tapera)
2º lugar: Rasga a Saia (Povoado Salvador)
3º lugar: Unidos do Arrasta Pé (Povoado Duro)
Rebaixados
4º lugar: Sassaricando (Povoado Nova Descoberta)
5º lugar: Xote Quente (Povoado Costa)
Jurados
Os jurados oficiais do concurso avaliaram o conjunto da apresentação, o repertório musical, além da coreografia, harmonia e animação, originalidade, evolução e desempenho. Conheça cada um dos jurados.
Conjunto da apresentação e repertório musical
Irineu Fontes – cantor, compositor, criador e coordenador do Festival Nosso Canto de Música Junina e do Projeto Gonzagão Forró e Arte, ex-coordenador do Canta Nordeste – fase regional Sergipe -, ex-diretor do Teatro Atheneu em Aracaju e ex-secretário municipal de Cultura de Laranjeiras.
Coreografia xaxado
Nelson Santos – bailarino e participante de vários festivais pelo país, sempre na companhia de dança que leva seu nome surpreendendo o público a cada apresentação.
Harmonia e animação
Neia Jesus – graduada em História, produtora cultural, diretora municipal de Políticas para Juventude na cidade de Cristinápolis, militante de movimento cultural e popular, membro do Fórum Estadual de Cultura e coordenadora municipal de atividades em comunidades de terreiros.
Originalidade do tema figurino
Adonis Diniz – poeta, cenógrafo, decorador, dramaturgo, figurinista, diretor de Espetáculos Teatrais, coordenador estadual do Fórum de Teatro em Sergipe e membro da Academia Estanciana de Letras.
Evolução e desempenho do marcador
Alfredo Santos – é bailarino da Escola de Dança do Estado da Bahia, professor de dança, coreografo, ex-coordenador de projetos de artesanatos em Sergipe, produtor de eventos culturais e coordenador de Projetos Culturais e Sociais na cidade de Pirambu. É responsável por levar a cultura das quadrilhas juninas para países europeus, como a Itália e a França, e Argentina, na América do Sul.
Quadrilhas
Ao todo sete quadrinhas juninas participaram do 18º Concurso de Quadrinhas Juninas de Itaporanga. No grupo de acesso, participaram as quadrilhas: Vaqueiros do Sertão (Povoado Sapé) e Mandacaru (Povoado Chã). No grupo especial, participaram as quadrilhas: Xote Quente (Povoado Costa), Forró Sertão (Povoado Tapera), Rasga a Saia (Povoado Salvador), Sassaricando (Povoado Nova Descoberta), Unidos do Arrasta Pé (Povoado Duro).