O Comitê Científico de Combate ao Coronavírus na Região Nordeste, em seu último levantamento, alerta para a possibilidade de uma segunda onda da doença caso medidas de flexibilização sejam exageradas. Além disso, os especialistas recomendam alerta com visitantes provenientes da Europa.
Segundo o boletim, este fenômeno é resultante, em geral, do “acomodamento” da sociedade com a diminuição do número de casos e o relaxamento exagerado nas medidas de prevenção do espalhamento do vírus.
Certamente, aponta o comitê, um dos fatores que mais contribui para esses aumentos é a campanha eleitoral, que tem gerando inúmeras aglomerações em todos locais, onde pessoas desprezam todas as normas sanitárias indicadas pela Organização Mundial de Saúde e outras consideram que o uso de máscara é segurança total contra a transmissão da Covid-19.
A análise da situação atual da pandemia em Sergipe indica estabilidade, mas com um recente aumento de casos.
Os resultados dos modelos de evolução dinâmica e a análise de risco estão em concordância com estimativas de previsão de risco pandêmico alto, com indicação de recente aumento do número de infectados e estabilidade de óbitos.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: Consórcio Nordeste