Por Max Augusto
A partir de hoje a campanha eleitoral em Aracaju começa a esquentar. Isso porque começou hojem, mais, às 7 horas, a veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão. Até o próximo dia 4 de outubro os candidatos a prefeito e seus vices estarão no ar sempre às segundas, quartas e sextas, enquanto os vereadores levam suas mensagens às terças, quintas e sábados.
No rádio os programas serão exibidos das 7 às 7h30 e das 12 às 12h30min, enquanto na televisão a veiculação acontece das 13 às 13h30 e das 20h30 às 21h. As demais inserções, de 30 segundos, irão ao ar de domingo a domingo.
Caso haja segundo turno, a propaganda eleitoral voltará a ser exibida no dia 13 de outubro, seguindo até o dia 26. A propaganda eleitoral gratuita é obrigatória (prevista pela lei 9.504/07 art. 47, caput), e a multa para as emissoras de rádio e televisão que desrespeitarem as determinações da Justiça Eleitoral variam entre 21 mil a 106 mil reais. A emissora pode, ainda, ter a programação suspensa durante 24h, como penalidade de infração na propaganda eleitoral
Tempos
Composta por dez partidos, a coligação “Aracaju segue em frente” (PRB / PDT / PT / PMDB / PSDC / PHS / PSB / PSD / PC do B / PT do B), encabeçada por Valadares Filho (PSB) terá o maior tempo na televisão: pouco mais de 13 minutos. Logo depois, João Alves Filho (DEM) com a coligação “Aracaju não pode esperar” (PP / PTB / PSL / PTN / PSC / PR / DEM / PRTB / PMN / PTC / PRP / PSDB / PPL) terá minutos 9 minutos e 36 segundos.
O PPS de Almeida Lima aparece com 2 minutos e 18 segundos e o PV de Reynaldo Nunes com 2 minutos e 25 segundos. Vera Lúcia (PSTU) e sua Frente de Esquerda (PSTU / PCB / PSOL) terão 2 minutos e sete segundos.
Candidatos
O horário eleitoral na TV e rádio tem papel fundamental nas campanhas. Em reportagem publicada esta semana a revista Istoé mostra que na eleição de 2008, por exemplo, em apenas três capitais o vencedor foi o mesmo que liderava as pesquisas antes da campanha ganhar espaço na televisão.
“A realidade tem mostrado que o programa eleitoral é o maior responsável pelos resultados das eleições. De longe, esse é o mais importante instrumento para quem disputa um cargo eletivo”, disse o sociólogo e presidente do instituto Vox Populi, Marcos Coimbra, em entrevista à revista.
João diz que vai falar francamente com eleitorado
O candidato João Alves Filho (DEM) tem o jornalista José Fernandes, de Salvador, comandando o marketing da sua campanha. De acordo a assessoria do candidato, a intensão é mostrá-lo como ele realmente é, “falando francamente com os aracajuanos, olho no olho, sem truques de televisão, efeitos especiais ou artifícios de computação gráfica”. De acordo com sua equipe, é esse o João que as pessoas estão acostumadas a ver, ouvir e aprenderam a gostar.
PV quer mobilizar militância
Já o Partido Verde (PV) diz que no último sábado os 21 candidatos da sigla à vereança na capital se reuniram para gravar o primeiro programa, onde aparecem tremulando bandeiras e banners. A ideia do programa será arregimentar voluntários simpatizantes à causa sustentável. Eles conseguiram reunir vários militantes que gravaram depoimentos e manifestações carinhosas à sigla. Também vão destacar a sonorização ecológica (em “Bicicletas de som”), durante a campanha.
A campanha de Valadares Filho (PSB) no horário eleitoral no rádio e na televisão utilizará ingredientes do marketing político para usar caráter propositivo, de acordo com a assessoria do candidato. Ou seja, Valadares quer mostrar suas propostas para administrar o município, modernizar a cidade e melhorar a qualidade de vida dos seus moradores, com base no moderno jeito de governar de seu partido, o PSB.
Valadares: “Programa será espaço de debate político”
Mas diz que seu programa será também um espaço de embate político, onde mostrará suas posições, olhar crítico sobre o passado, suas reflexões sobre o presente e sua visão de futuro para a moderna Aracaju. Os programas serão produzidos pela Conceito Latino, empresa de marketing político ligada à Link Propaganda – que desde o ano passado só trabalha com marketing institucional.
A Conceito Latino reuniu em Aracaju para a campanha de Valadares Filho a mesma equipe de criação que fez as campanhas de eleição e reeleição do governador Eduardo Campos em Pernambuco, sob o comando de Edson Barbosa, que convidou para a coordenação geral Teotônio Neto, conceituado homem de marketing político de Sergipe, com campanhas vitoriosas em todo o Brasil. A direção de criação é de Vitor Mascarenhas e a coordenação de jornalismo de José Carlos Teixeira. No total, são 50 profissionais, sergipanos em sua maioria.