O estado de Sergipe poderá ter um representante político condecorado com o Prêmio Congresso Em Foco 2012, graças ao Projeto de Lei nº 209/203, de autoria do senador da República Antonio Carlos Valadares (PSB/SE), aprovado no início deste mês junho em caráter terminativo pelo Senado Federal, impondo maior rigor às penalidades para os crimes de lavagem de dinheiro no Brasil. O PSL aguarda sansão presidencial.
Antonio Carlos Valadares foi pré-indicado ao Prêmio Congresso Em Foco 2012, na primeira edição da categoria: “Combate ao Crime Organizado”, pela Associação Nacional de Delegados da Polícia Federal – ADPF. A nova categoria do concurso tem o incentivo dos delegados da PF.
Já como pré-candidato ao prêmio, o sergipano foi convidado e participou, na noite da quarta-feira (13/06), do jantar de lançamento oficial da categoria “Combate ao Crime Organizado” do Prêmio Congresso em Foco 2012.
Para o presidente da ADPF, Marcos Leôncio Souza Ribeiro, combater a realidade do Crime Organizado implica modernização de métodos e ferramentas que não estava prevista quando foi criada a maior parte das leis e códigos que tratam da atividade criminal no país.
Ainda segundo Marcos Leôncio, há várias leis modernizadoras que estão paradas no Congresso e precisam ser aprovadas. “Há, porém, parlamentares preocupados com isso, e queremos distingui-los”, disse Leôncio.
É o caso do projeto do senador Valadares, que recebeu substitutivo da Câmara dos Deputados, tornando mais rigorosa a legislação de combate aos crimes de lavagem de dinheiro, com maiores punições aos chamados “laranjas” e, ainda, com a previsão da alienação de bens dos criminosos.
Prêmio
O site do Congresso em Foco, no endereço: http://congressoemfoco.uol.com.br/premio/ , informa que o prêmio tem o objetivo de valorizar o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam positivamente no cumprimento de suas obrigações durante o mandato.
“Combatemos a ideia de que todos os políticos são iguais e convidamos você a nos ajudar a escolher os melhores representantes que a população enviou ao Congresso Nacional”.
Diz ainda que a tarefa de identificá-los, conforme as regras do prêmio, é delegada, numa primeira fase, aos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional, em processo realizado em conjunto com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF).
“Eles votarão livremente nas categorias gerais – “melhores deputados” e “melhores senadores” – e especiais, descritas abaixo”. Os 25 deputados federais e dez senadores mais votados nas categorias gerais e os cinco parlamentares mais votados em cada uma das categorias especiais passarão à segunda etapa de votação, na internet.
Segundo a nota, por trás da iniciativa, há o desejo de ressaltar tanto a importância do Parlamento em uma democracia, quanto à necessidade de os eleitores acompanharem de modo permanente a ação dos congressistas, reconhecendo a boa atuação de quem melhor desempenha o mandato.
Assessoria Parlamentar