Era dia de loucura. Era dia de Loco Abreu. Foi com três gols do atacante uruguaio que o Botafogo conseguiu sua vaga na final da Taça Rio. O Glorioso venceu o Bangu por 4 a 2, neste sábado, no Engenhão. Maicosuel também deixou sua marca. Com o resultado, o time de Oswaldo de Oliveira agora aguarda o vencedor entre Flamengo e Vasco, que se enfrentam neste domingo.
A partida contou com bastante emoção. Criticado pelas últimas atuações, Loco Abreu renasceu em 2012. Com o camisa 13 inspirado, o Botafogo criou boas jogadas na primeira etapa. Teve a companhia de Andrezinho e Elkeson nos lances do primeiro tempo. Ainda assim, o Fogão não conseguiu traduzir as chances em gol.
Só no fim da primeira etapa o primeiro gol saiu. Aos 39 minutos, Andrezinho bateu escanteio, Fábio Ferreira desviou de cabeça e a bola encontrou Loco Abreu, completamente livre dentro da área. O uruguaio não teve trabalho para mexer no marcador: 1 a 0
No início do segundo tempo, o Botafogo utilizou o mesmo artifício para ampliar o marcador. Novamente com Andrezinho, em cruzamento na medida para Loco Abreu, que com faro de gol ampliou o placar.
Mesmo com o domínio da partida, o Glorioso tomou um susto. O Bangu diminuiu logo em seguida.Thiago Galhardo tentou o lançamento longo para Gedeilson na esquerda, Lucas tentou cortar o lance de cabeça e jogou contra o próprio patrimônio. A bola ainda beliscou a trave antes de entrar.
Mas era noite de Loco Abreu. Dia da torcida do Botafogo festejar o reencontro do ídolo, que havia feitos partidas apagadas até então na temporada. Aos 14 minutos, Maicosuel recuperou a bola e realizou cruzamento espetacular para Loco Abreu, que finalizou de forma consciente. Sem chances para o goleiro. Era o artilheiro de volta. O Loco que todos os torcedores conhecem.
No entanto, o Fogão não teve vida fácil na partida. Depois de Maicosuel errar passe no ataque, o Bangu chegou ao segundo gol. Thiago Galhardo fez bom lançamento para Sérgio Junior, que em dividida com Jefferson, acabou levou a melhor. O goleiro falhou e o atacante marcou com o gol vazio.
Logo depois, o Botafogo teve chance de ter tranquilidade na partida. Aos 33 minutos, o Botafogo teve um pênalti a seu favor. No entanto, na cobrança, Loco Abreu não pegou bem e chutou à direita do gol de Willian Alves.

Com grande atuação de Loco Abreu, Botafogo garante vaga na final da Taça Rio | Foto: Marcelo Regua / Agência O Dia
O gol do alívio saiu nos últimos minutos. Aos 46 minutos, Márcio Azevedo puxou contra-ataque, esperou o momento certo e acertou ótimo passe para Maicosuel, que entrou livre na cara do gol. Na saída de Willian Alves, ele escolheu o canto e selou a classificação do time de General Severiano.
Agência O Dia