O acesso de entrada da cidade de Itaporanga D’Ajuda pela BR-101 voltou a pauta de debate nesta quinta-feira (28). A prefeita de Itaporanga, Maria das Graças (Gracinha), os vereadores Tonho de Luquinha, Gilmar Ureia, Gordo Propaganda, Mariza da Mata e Jessé Oliveira, taxistas, mototaxistas e moradores da cidade se reuniram nesta manhã com o superintendente em exercício do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), Carlos Alberto Sarmento.
A reuniu serviu para discutir medidas de engenharia que possibilitem facilitar a entrada de veículos pela zona norte da cidade, motivo que culminou no fechamento da BR-101, na manhã de ontem (27), por taxistas, mototaxistas e moradores da cidade.
Em conversa com a prefeita Gracinha, o superintendente do DNIT prometeu realizar uma topografia no retorno que dá acesso a entrada da cidade pela zona norte. O objetivo, segundo Carlos Alberto Sarmento, é ampliar o acesso de entrada da cidade. Ele descartou a reabertura do acesso de entrada pelo Centro da cidade.
“A comunidade e a prefeita reivindicam a possibilidade da abertura do acesso à cidade pela avenida principal, que é o Centro da cidade, mas como o projeto já foi todo concluído, inclusive com a obra nesse trecho já concluída, não há condições nenhuma de fazermos qualquer alteração nesse sentido, até porque nosso orçamento não permite. Então o que nós podemos fazer é ampliar a pista de acesso a entrada da cidade pela zona norte. Vamos mandar a equipe de engenharia realizar uma topografia na área para ver essa possibilidade. Acredito que neste caso já ajuda bastante a população”, explica o superintendente.
A prefeita Gracinha elogiou a compreensão do superintendente do DNIT e salientou que vai acompanhar de perto as possíveis alterações no acesso de entrada da cidade pela zona norte.
“Acho que foi uma reunião produtiva, onde ouvimos do Dr. Carlos Alberto Sarmento o compromisso de ampliar a pista de acesso para a nossa cidade pela zona norte. O ideal mesmo seria a reabertura da entrada de acesso pela avenida principal, mas como o projeto e a obra nessa área foram concluídos e a gestão do meu antecessor não procurou, na época, o DINIT para dá sugestão e reivindicar que o tradicional acesso da cidade fosse mantido, agora com tudo já pronto fica mais complicado”, observa a prefeita, acrescentando que a ampliação da pista de acesso à cidade pela zona norte já é um avanço significativo.
“O acesso da cidade pela zona norte sendo ampliado, como sugerimos ao superintendente do DNIT, já melhora bastante a vida dos taxistas, mototaxistas e da comunidade em geral. Se não foi possível conseguir o ideal, pelo menos uma solução paliativa foi encontrada. Vamos acompanhar de perto essa obra que o DNIT fará nos próximos dias”, conclui.
A reunião também contou com a presença de representantes do Poder Legislativo de Itaporanga. O vereador Tonho de Luquinha elogiou a iniciativa da prefeita e lamentou a pouca atenção do ex-prefeito para com a obra da BR-101.
“Quando vem um projeto de uma duplicação de rodovia federal com passagem por um município automaticamente ele vai para o gestor. E foi passado para o gestor da época. Infelizmente foi executada a obra e hoje as dificuldades dos taxistas e da população de Itaporanga são enormes. Infelizmente o ex-gestor deixou acontecer e agora com essa nova gestão, a prefeita e os vereadores, estão buscando encontrar um paliativo junto ao DNIT para amenizar o sofrimento da população de Itaporanga”, lamenta o vereador.
O líder da prefeita na Câmara Municipal, vereador Gordo Propaganda, também reconheceu o empenho da prefeita Gracinha e o compromisso da atual gestão com a população itaporanguense.
“Essa reunião da prefeita Gracinha e os vereadores de sua bancada com o superintendente do DNIT é a prova concreta do compromisso dessa administração com o povo de Itaporanga. Lamentavelmente a obra aconteceu, o ex-gestor não se preocupou com os transtornos que o fechamento da entrada principal poderia acontecer e agora estamos fazendo o possível para pelo menos amenizar esse transtorno”, observa.
Os taxistas também reconheceram o papel da prefeita Gracinha no processo de negociação com o DNIT. De acordo com o taxista José Domingos Santos, mais conhecido por Pé de Rodo, a intervenção da prefeitura foi de fundamental importância para uma solução paliativa.
“A expectativa agora é que melhore porque a obra nesse trecho aqui da zona norte da cidade ainda não terminou. Como ele disse que vai mandar estudar o acesso de entrada da cidade pela zona norte a gente espera então por essa obra que já vai nos ajudar bastante. A prefeita Gracinha fez a parte dela, que era o que deveria ter sido feito também pelas outras administrações. Gracinha correu atrás de uma solução antes mesmo de nós tomarmos conhecimento das providências que a prefeitura estava tomando. E mais uma vez ela, os vereadores e nós taxistas fomos atrás do diretor do DNIT e esperamos agora que a solução venha, como prometeu o diretor”, conclui.
Além da prefeita Gracinha e dos vereadores Tonho de Luquinha e Gordo Propaganda, também participaram da reunião os vereadores Jessé Oliveira e Mariza da Mata, presidente da Câmara, e o secretário de Governo, Thiago Luduvice.