A saúde pública em Sergipe, segundo o deputado Rogério Carvalho (PT/SE), tem melhorado nos últimos anos devido a parceria do Estado com o Ministério da Saúde. “O ministro Padilha tem se destacado pela capacidade de compreender que as cidades brasileiras têm sistemas e necessidades diferentes. Os resultados desses esforços são expressivos”, enfatizou.
Segundo série histórica da secretaria de epidemiologia do Ministério da Saúde, os números de casos graves de dengue, em Sergipe, reduziram em 31% nos quatro primeiros meses de 2012, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Os resultados positivos, na avaliação de Rogério Carvalho, é um reflexo do conjunto de ações do Governo Federal, do Estado e dos Municípios. “Ao mesmo tempo, que tem políticas extensivas a todos os municípios, tem também ações focadas nos sistemas regionais e isso é fundamental porque define políticas mais ousadas de financiamento da saúde”.
O parlamentar informou que o governo do Estado tem repassado aos municípios aos municípios recursos para que os gestores tenham capacidade de aprimorar as ações. “O estado de Sergipe recebeu, nos últimos 12 meses, recursos para custeio equivalente a mais de R$ 10 milhões de reais/mês. O que é um incremento importante no custeio do sistema de saúde regional.