Comportamento junto aos colega, ao paciente, maneira de atuar profissionalmente, respeito entre os pares e entre os usuários dos serviços de enfermagem, além do respeito à categoria e a si mesmo. Esses são algumas das normas éticas e morais que norteiam o Código de Ética Profissional.
Essa ferramenta busca apresentar declaradamente as expectativas que serve para orientar as ações dos profissionais e explicitar a postura diante dos diferentes públicos. Assim, o CEPE está passando por uma reavaliação em todo o Brasil, para melhorar suas indicações, e sob a responsabilidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).
Para discutirem as sugestões de Sergipe, foi realizada mais uma reunião no dia 06 passado, onde a Comissão de Reformulação do CEPE do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe – Coren/SE, esteve pela terceira vez fazendo estas avaliações para enviarem ao Cofen.
O código que está em vigência atualmente através da Resolução Cofen nº 311/07 e vem sendo discutido em diversos estados, com o apoio dos profissionais da enfermagem. Em 2016, a presidente do Coren/SE, Maria Claudia Tavares de Mattos nomeou a comissão regional para reformulação do Código de Ética, composta pelos conselheiros regionais Maria Aparecida Vieira Souza, Lincoln Vitor Santos e Luciano da Costa Viana, juntamente com as colaboradoras Quenaua Nabuco Gouveia Sobral e Carolina Teles, todos enfermeiros, para propor mudanças.
Em dezembro passado, aconteceu a primeira oficina com profissionais de todos o estado, sobre o tema, ampliando para que todos pudessem contribuir. Após a oficina, a comissão regional se reuniu para formatar o compilado com as alterações.
No dia 06 passado foram convidadas as colaboradoras das comissões de Processo Ético e demais conselheiros regionais, no intuito de aprimorar as discussões anteriores. Participaram desta reunião os conselheiros Maria Aparecida Souza, Lincoln Vitor, Luciano Viana, Bruna Paula Siqueira, Izabelita Araujo e Alneide Leite, além das colaboradoras Quenaua Sobral, Carolina Teles, Neyana Prado, Fernanda Lays Goes e Denise Correa. A minuta proposta pelo Coren/SE será enviada ao Cofen até o próximo dia 17.
Ascom/Coren