Nesta sexta feira, 17 de fevereiro, a Codevasf realiza a entrega dos primeiros sistemas de cisternas para consumo humano do Programa Água para Todos, em Sergipe. Ao todo, 19 municípios serão atendidos com a instalação de 2500 cisternas. A experiência-piloto é o assentamento Moana localizado no município de Porto da Folha, sertão sergipano.
Inicialmente estão sendo instaladas cinco cisternas de um total de 20. Cada unidade pode armazenar até 16 mil litros de água potável captada da chuva. De acordo com as metas do programa, nesta primeira fase, Porto da Folha receberá ao todo 300 unidades.
Com a instalação das cisternas para retenção e aproveitamento da água, as famílias terão mais tranquilidade nos períodos de seca, facilitando o acesso à água potável e recursos hídricos para preparo de alimentos e higiene pessoal.
Os beneficiários serão orientados sobre instalação, funcionamento e manutenção das unidades. A ideia é que essa metodologia seja replicada para as outras localidades beneficiadas pelo Água para Todos.
O Programa Água para Todos
Com o objetivo de garantir amplo acesso à água no semiárido nordestino, o Programa Água para Todos terá um investimento da ordem de 4,5 bilhões de reais, nos próximos três anos. Com isso, milhares de famílias serão atendidas com água de qualidade para o consumo humano e para produção de alimentos e criação de animais.
Como meta do programa para 2011 está prevista a instalação de 343 mil cisternas para o consumo humano e 24 mil equipamentos hídricos para produção. Até 2014, serão implantados 750 mil cisternas e 6 mil sistemas simplificados de abastecimento de água. De acordo com as metas serão implantadas 3 mil barragens de acumulação de água pluvial, 150 mil cisternas de produção e 20 mil pequenos sistemas de irrigação.
O Água para Todos faz parte do Plano Brasil Sem Miséria, do governo federal. A ação é coordenada pelos ministérios da Integração Nacional e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. São parceiros a Codevasf, Funasa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, entidade ASA – Articulação no Semiárido Brasileiro e os governos estaduais.
Fernanda Matos – Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional – PR/ACP