Integrantes das instituições de controle que compõem o Fórum Permanente de Prevenção e Combate à Corrupção no Estado de Sergipe (Focco-SE) estiveram no Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) na manhã desta sexta-feira, dia 1º, com o intuito de demonstrar apoio às recentes ações adotadas pelo conselheiro Clóvis Barbosa de Melo na presidência da Corte.
Entre os presentes estavam os procuradores do Ministério Público Federal (MPF/SE), Heitor Alves Soares, Ramiro Rockenbach, Lívia Tinôco e Eunice Dantas; os promotores de Justiça Jarbas Adelino Santos Júnior, Bruno Melo Moura e Maria Helena Sanches Lisboa; o secretário do Tribunal de Contas da União (TCU) em Sergipe, Clemente Gomes de Souza; o chefe da Controladoria Geral da União (CGU) Regional Sergipe, Frederico Rezende; o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado (CGE), Adinelson Alves; e o procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Augusto Bandeira de Mello.
“A corrupção hoje é o assunto mais comentado pela população brasileira; as instituições de controle têm atuado e em razão disso viemos prestar nosso apoio, nossa solidariedade ao presidente Clóvis Barbosa na defesa das prerrogativas de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado”, enfatizou o procurador-chefe do MPF/SE, Heitor Alves Soares.
Da mesma forma avaliou a procuradora federal Eunice Dantas: “O Fórum Permanente de Combate à Corrupção está aqui para dar todo o apoio ao Dr. Clóvis Barbosa pelas excelentes atitudes que têm feito na presidência em prol do combate à corrupção, da lisura, da transparência com os gastos públicos; tudo isso são os princípios republicanos que devem ser expostos à sociedade”, colocou.
Já o promotor de Justiça Jarbas Adelino, diretor do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do MPE, ressaltou os benefícios da sintonia entre as instituições. “Essa união desses órgãos de controle para dar mais um apoio ao presidente do TCE é importantíssima; o trabalho que o TCE está fazendo sob a presidência do Dr. Clóvis Barbosa está nos auxiliando muito nos trabalhos de investigação, está sendo pioneiro nessa situação e viemos dar este apoio”, afirmou.
O procurador Bandeira de Mello também disse ver como fundamental essa atuação coordenada, “seja para economizar esforços, seja para aumentar a eficiência nas ações de combate à corrupção, enfim, esse Fórum é muito importante por causa disso: congrega os principais órgãos de controle e onde são discutidas as situações de possíveis atuações conjuntas que possam trazer melhores resultados”.
Ao agradecer o apoio dos representantes das instituições de controle, o presidente do TCE assegurou que continuará dando sua contribuição. “Lamentavelmente encontramos a cada dia práticas inaceitáveis numa sociedade em que queremos que aja pessoas decentes, mas infelizmente algumas pessoas não estão entendendo assim e continuam a praticar atos de corrupção”, observou.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Ascom/TCE