Sempre atenta às demandas da sociedade e inovando para melhor atender o paciente, a Clínica Optofisio, localizada na Rua Venerável Valdomiro Teófilo Santos, 469, no Bairro Rosa Maria, em São Cristóvão, agora dispõe da realização de exames que detectam se a pessoa tem ou já contraiu a covid-19.
Dentre os exames, estão a PCR, Sorologia IgG e IgM por quimiluminescências. Os preços variam de R$ 185,00 a 195,00, com prazo de três a seis dias para serem entregues ao paciente.
O sócio-diretor da clínica e médico, Dr. Eduvan Mendonça, fisioterapeuta, com três especializações na área Cardio-respiratória, afirma que, para ter um resultado mais preciso, é necessário que a pessoa faça este teste logo que começar a ter os sintomas de coronavírus (como febre, tosse e dor de garganta). “Os primeiros sete dias são fundamentais para diagnosticar com precisão a presença do COVID-19. “A rapidez do resultado é importante para a pessoa saber se está contaminada e se deve ficar ou não em isolamento”, afirma.
A clínica conta também com uma equipe médica especializada, sendo eles fisioterapeuta, nutricionista, clínico geral, pediatra, fonoaudiólogo, psicólogo e ortopedista, além de profissionais que realizam acupuntura, tratamento que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde.
Saiba o que significa cada exame:
Os anticorpos IgM e IgG têm ação conjunta na proteção imediata e a longo prazo contra infecções. Os anticorpos IgE estão associados a alergias.
Sorologia é o termo usado para definir os exames que identificam a presença de determinados anticorpos no nosso sangue. Os mais comuns são os exames sorológicos denominados IgG (imunoglobulina G) e IgM (imunoglobulina M). Ou seja, IgM positivo significa que a pessoa possui anticorpos do tipo imunoglobulina M, e daí se deduz que ela já foi exposta e está na fase ativa da doença havendo a possibilidade do microrganismo estar circulando no paciente naquele momento.
Um resultado positivo para IgG pode indicar que a pessoa está na fase crônica e/ou convalescente ou já teve contato com a doença em algum momento da vida e, portanto, para algumas doenças, esses anticorpos funcionam como uma proteção em caso de novo contato com o microrganismo.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Redação SE Notícias com informações do Ministério da Saúde