Devido à presença de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN), que está atuando em Sergipe desde o último final de semana, as chuvas que estão caindo em todo estado devem permanecer até a próxima quarta-feira, 6, conforme prevê o Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
Siga o SE Notícias no Twitter e no Facebook
De acordo com a meteorologista da Semarh, Aline Oliver, o tempo irá variar de parcialmente nublado a encoberto em todas as regiões sergipanas. “Essas chuvas de uma forma geral terão uma intensidade de leve a moderada, e por vezes, localmente fortes trazendo com ela acumulados de precipitações bastante significativos para Sergipe”, afirma.
Ainda segundo ela, o que choveu na madrugada de domingo para o início dessa segunda-feira, 04, na grande Aracaju e Agreste chegou em torno de 150mm. Quantidade superior ao esperado para todo mês de novembro, que era de 55mm. “Vale pontuar que na capital esse índice alcançou 170mm causando grande impacto destrutivo”, comentou.
Chuva de granizo
As chuvas que caíram com ênfase no Litoral e no Agreste, ocasionando descargas elétricas, provocaram as chuvas de granizo nas cidades de Macambira, São Domingos e Campo do Brito, no domingo, 03, prevalecendo até a madrugada de hoje, 04. O fato chamou a atenção da população sergipana.
“Um dos fatores que esse sistema (VCAN) traz como consequência é a chuva de granizo. Essas condições atmosféricas devem permanecer até a próxima quarta-feira, trazendo todas essas influências de tempos severos a exemplo de ventos fortes, descargas elétricas, acumulados significativos de precipitação e granizo em todas as regiões de Sergipe”, revelou Aline Oliver.
Já em relação às condições marítimas, a meteorologista apontou que os ventos estão com uma intensidade de 8m/s, sendo que as ondas poderão alcançar uma altura de dois metros.
Cuidados
Como as chuvas causaram transtornos para a maioria da população sergipana havendo desabamentos e inundações em algumas localidades, Aline Oliver alerta ainda para alguns cuidados que as pessoas devem ter. “Um desses cuidados é evitar lugares abertos por causa das descargas elétricas. Quem tem casas em áreas vulneráreis devem esperar até a severidade do tempo passar, procurando um abrigo seguro”, sugere.
Finaliza que a Sala de Situação da Semarh, a Defesa Civil Estadual e as demais autoridades competentes, estão em constante monitoramento a fim de minimizar os impactos causados por esse sistema sinótico severo, já que Sergipe encontra-se em estado de alerta meteorológico.
Agência Sergipe de Notícia