Por Aldaci de Souza *
As chamadas chuvas de trovoada ganharam intensidade na tarde desta segunda-feira, 4 em vários municípios sergipanos, principalmente nas regiões do Agreste e do Sertão. Em algumas cidades, a exemplo de Lagarto e Poço Redondo, houve quedas de árvores e alagamentos e nos municípios de Gararu e Frei Paulo, foi registrada chuva de granizo. A Defesa Civil Estadual informou que nenhum registro fora da normalidade foi feito e no Centro de Metereologia, a informação é de que o tempo é típico do período, causado por zona de convergência na Costa da Bahia.
“Aqui na Defesa Civil Estadual não tivemos até agora nenhuma ocorrência fora da normalidade, a não ser queda de árvore e alagamentos, cujos primeiros atendimentos estão sendo feitos pelas próprias Coordenadorias de Defesas Civis dos Municípios”, explica o diretor do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil de Sergipe, tenente-coronel Erivaldo Mendes.
No Centro de Metereologia de Sergipe, a informação do meteorologista de Sergipe, Overland Amaral é de que as chuvas de trovoada e de granizo vão ter continuidade. “São chuvas de trovoada e de granizo típico do período por conta do calor e da umidade e que estão chegando por meio da zona de convergência do Atlântico Sul, que se formou na costa da Bahia e chegam a Sergipe, principalmente na região do Agreste sergipano e na região litorânea. O granizo foi registrado em Gararu e só se forma a 12 mil metros de altitude, no topo da atmosfera. Esse tempo vai perdurar por alguns dias em todo o Estado de Sergipe, principalmente no Agreste e Alto Sertão, além do litoral”, reitera.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Clique AQUI e leia a matéria na íntegra
Por Aldaci de Souza – Portal Infonet