Os próximos três meses serão de chuva acima da média, segundo o Centro de Meteorologia de Sergipe. No sertão, os agricultores já iniciaram a preparação do solo.
Segundo o meteorologista Overland Amaral, que estava em Nossa Senhora da Glória, ontem, dia 8, no sertão desde a última segunda-feira, 7, chove. Por lá, a temperatura estava elevada e atingindo 38º, o que provoca uma conexão profunda e a consequência disso é chuva acompanhada de trovoada. “Aqui agricultores estão animados e por isso já estão preparando o solo, para posteriormente iniciar a plantação”, contou.
Mas a chuva não fica apenas no sertão sergipano, a previsão do Centro de Meteorologia de Sergipe é que nas próximas 24 horas haja chuva intensa em todo o estado. “A chuva que chega ao Estado até o final deste mês é conectiva, ou seja, mesmo chovendo faz calor, essa é uma característica do outono”, destacou.
O outono acaba dia 21 de junho, chega o inverno e com ele as expectativas de mais chuva. “O período do inverno o Centro ainda está monitorando o comportamento. Mas já se sabe que os meses de abril, maio e junho serão de chuva em Sergipe. As chuvas serão antecipadas e ficarão entre 30% e 50% acima da média. Somando a chuva que chegará a todas as regiões sergipanas, a previsão é que chova 1000 milímetros acima da média”, antecipou o meteorologista.
Hoje o Governo do Estado está presente em 20 municípios com a Operação Pipa Estadual, pois os locais atendidos possuem decreto de Situação de Emergência. Noventa caminhões trabalham atendendo essas cidades.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Da Redação, JORNAL DO DIA