A forte chuva ocorrida em Salvador, no Estado da Bahia, e que causou graves estragos, assustou os sergipanos que, devido à proximidade das dois estados, acharam que a incidência viria para Sergipe. No entanto, de acordo com meteorologia, os municípios sergipanos não devem passar pela mesma situação.
Segundo o meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Overland Amaral, Sergipe poderá receber as chuvas, mas de forma leve e moderada. “O que está acontecendo é a atuação de um sistema de zona de convergência, ou seja, uma frente fria que se aqueceu e está agindo, principalmente no recôncavo baiano. Entretanto, Sergipe não será atingido da mesma forma. As chuvas que devem chegar ao estado serão mais leves”, explicou.
A partir desta quinta-feira (30), o sistema poderá se deslocar para Sergipe e segue até o domingo provocando chuvas no litoral e em algumas cidades do agreste e sertão sergipano. “Nesta madrugada já houve ocorrência de chuva, mas foi localizada. A partir de quinta haverá uma distribuição pelo estado, mas nada comparado ao que ocorre na Bahia”, frisou Overland Amaral.
Outono de calor
Mesmo com a chegada do outono, iniciado no dia 20 de março, o calor ainda está intenso em todo o estado. Segundo o meteorologista o que vem ocorrendo é o que chamam de ‘tensão de vapor’. “As pessoas questionam o porquê de tanto calor e a explicação é simples. A atmosfera está carregada e as temperaturas altas são em decorrência do efeito do vapor, é como se existisse um cobertor que abafa a evaporação e provoca esse calor”, esclareceu Overland.
Com informações do Jornal da Cidade.net