Cerca de 650 assaltos a ônibus coletivos foram registrados desde janeiro deste ano até o corrente mês. Desde o início de agosto até esta segunda-feira (25), quase 60 assaltos a ônibus aconteceram na capital sergipana.
Fevereiro registrou o maior índice de ocorrências em 2014. Foram quase 100 assaltos a ônibus coletivos. Uma média de 2,7 assaltos por dia acontece em Aracaju e municípios adjacentes.
A maior porcentagem do número de assaltos está concentrada em ônibus que fazem as linhas da grande Aracaju. Coletivos que transitam em regiões do município de Nossa Senhora do Socorro como Conjunto Jardim e Piabeta registram maior índice de criminalidade.
Outro dado assustador, é que até o final de julho, cerca de 270 funcionários que atuam em transportes coletivos, estão afastados do trabalho por sequelas de assaltos e doenças ocupacionais.
Até agora, o número de ocorrências do mês de agosto tem apresentando o menor índice desde janeiro. Para coibir a violência, a Polícia Militar tem intensificado as abordagens aos ônibus coletivos.
No entanto, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Aracaju (Sintra), Miguel Belarmino, diz que as medidas de segurança das empresas de ônibus são insuficientes para reduzir o número de assaltos.
“As câmeras instaladas nos ônibus registram, mas as empresas de ônibus não liberam para que as imagens sejam investigadas. A Secretaria de Segurança Pública tem dificuldades para coletar essas gravações e isso atrapalha o trabalho de identificação dos criminosos”, afirma.
Confira o gráfico de assaltos a ônibus de janeiro de 2014 até o último final de semana:
Com informações do A8SE
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta pelo Facebook