A secretaria de Estado da Educação, através do Centro de Excelência Profa. Maria Ivanda de Carvalho, realizará nos dias 27 e 28 de outubro, com abertura às 13h, o I Seminário Cybertcultura: Vivendo esse Mundo Digital. O objetivo é suscitar o debate sobre os desafios e as transformações que a sociedade do século XXI vem vivenciando com o advento do mundo Cibernético e da Cybercultura – que produz diferentes formas de informações, de interação e de agir.
“A sociedade é marcada pela complexidade e subjetividade do uso das Mídias e Redes Sociais, as quais interferem na produção do conhecimento, nas relações humanas, nos processos educativos e nos procedimentos de ensino/aprendizagem. Nós, professores das Ciências Humanas em conjunto com o Professor de Português/Redação do Centro de Excelência Prof.ª Maria Ivanda de Carvalho Nascimento temos a intenção de problematizar as múltiplas dimensões que integram as identidades juvenis. Igualmente, desafiar os discentes a conhecer e a fazer bom uso das tecnologias digitais através desse seminário”, afirmou Adriana Hora, diretora do Centro de Excelência.
As inscrições são gratuitas e realizadas no local do evento e contará como 8h, com certificação. Veja programação completa:
Programação
27 de outubro de 2017
13:00h – Credenciamento
13:30h – Abertura do Seminário
14h – Palestra de Abertura: Ambientes virtuais e Crimes Cibernéticos: “Lei Carolina Dieckmann” Palestrante: JOÃO JOSÉ SOUZA PEREIRA Advogado, Professor da Faculdade Pio Décimo, possui Especialização MBA em Direito Eletrônico – EPD (Escola Paulista de Direito, SP), membro da Comissão de Direito Eletrônico da OAB/SE, membro da Comissão de Crimes de Alta Tecnologia da OAB/SP, membro do IBDE (Instituto Brasileiro de Direito Eletrônico).
15h – Abertura para o debate
15:45h – Intervalo
16:00h – Mesa Redonda: A construção do conhecimento a partir de ambientes virtuais.
▲Mídias e Redes sociais: O Negro, a Negra e a Sociedade. Palestrante: DEISE SANTOS DO NASCIMENTO Mestre em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente é professora de Educação Básica da Rede Pública Estadual (SEED) e atua também na rede particular de Sergipe. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: TDIC; formação de professores, leitor, leitura, motivação, aprendizagem, ensino Literatura Afro brasileira.
▲Mídias e Redes sociais: A Representação da Mulher na música de Chico Buarque Palestrante: ANAXIMANDRO ALESSANDRO LÉLIS DO CARMO Mestre em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), graduado em Letras Português-Inglês pela Universidade Tiradentes. Atualmente é professor – Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED), Auxiliar de Coordenação da EJA e do Pré – ENEM do colégio CEME. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira. Mediador: Profº. SAMUEL DALVO Graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Possui Especialização: em Ciências da Religião na Universidade Federal de Sergipe (UFS).
17:30h -Encerramento das atividades
28 de outubro de 2017
7:30h – café da manhã
8:15h – Dinâmica de integração
8:30h – Palestra: Ciberespaço – Liberdade de Expressão e Violência de Gênero: E se um mundo sem violência começasse na escola? Palestrante: PATRÍCIA ROSALBA SALVADOR M. COSTA Pós-doutorado em Ciências Humanas na Universidade Pablo Olavide (Sevilha-Espanha) e Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui Mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal de Sergipe – UFS, Graduação Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais pela UFS.
Atualmente é professora do Campus do Sertão da Universidade Federal de Sergipe. Desenvolve pesquisas na área interdisciplinar em Humanidades, com ênfase em Sociologia e Antropologia, atuando principalmente seguintes temas: Gênero, relações de poder, violência, sexualidade, homofobia familiar.
9:30h – Abertura para o debate
10h – Intervalo
10:15h – Palestra: Cyberbullying e suas consequências jurídicas. Palestrante: FERNANDO LUIZ LELIS DO CARMO Pós-Graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Estácio de Sá, Advogado (OAB/SE). Bacharel em Direito pela Faculdade Estácio de Sergipe, Pós-Graduado em Literatura, Cultura e Semiótica pela Universidade Tiradentes (UNIT), graduado em Letras Português-Inglês pela UNIT. Atualmente é Advogado e Professor Titular do Ensino Médio (ministrando as disciplinas Português, Literatura e Redação) na Rede Estadual de Ensino (SEED). Privilegia as Linhas de Pesquisa: A Constitucionalização do Direito e Processo do Trabalho; Direitos Humanos e o Direito do Trabalho.
11:15h – Abertura para o debate
11:45h – Momento musical: Intercâmbio entre os participantes
12: 00 – Encerramento do Evento
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por ANS